CulturaMenos vagas para surfistas via WSL nos Jogos de Los Angeles 2028

Menos vagas para surfistas via WSL nos Jogos de Los Angeles 2028

Novas Regras para Classificação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 Sacodem o Mundo do Surfe

A Associação Internacional de Surfe (ISA) revelou, nesta sexta-feira (20), mudanças significativas nos critérios de classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. Segundo o novo modelo, a Liga Mundial de Surfe (WSL) perderá relevância, limitando a apenas dez as vagas disponíveis através de seu ranking, divididas igualmente entre atletas masculinos e femininos, com um representante máximo por país.

Historicamente, a WSL teve uma grande influência na qualificação olímpica, mas, para os próximos jogos, veremos uma diminuição na sua contribuição. Em contrapartida, a ISA decidiu aumentar o número de vagas alocadas através dos Jogos Mundiais de Surfe de 2028, oferecendo agora dez vagas para cada gênero, também com restrição de uma vaga por nação.

No novo cenário, brasileiros como Yago Dora e Ítalo Ferreira, que tiveram destaque no último circuito, enfrentarão um novo desafio para garantir uma vaga olímpica. Sob as regras anteriores, ambos estariam classificados, mas, com a nova regulamentação, apenas o melhor entre eles poderia representar o Brasil.

A ISA também designou vagas adicionais para os países com melhores desempenhos nos Jogos Mundiais de Surfe de 2026 e 2027. E para complementar, a qualificação ainda pode ser alcançada por meio de torneios continentais, como os Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, onde o campeão ganhará uma passagem direta para Los Angeles.

O Brasil, destacando-se no surfe olímpico, tem acumulado excelentes resultados, como as medalhas conquistadas por Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb em edições anteriores dos jogos. A expectativa é que, apesar das mudanças, o país continue a ser uma potência nas ondas olímpicas.

Sem dúvida, a reestruturação das regras levanta novos desafios e estratégias para atletas e nações. A contagem regressiva para Los Angeles 2028 já começou, e os surfistas agora terão que se adaptar e se preparar para um novo formato de qualificação olímpica.

[Crédito das informações: Associação Internacional de Surfe (ISA)]

Surfe terá menos vagas olímpicas via WSL nos Jogos de Los Angeles

Agência Brasil

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeita sanciona lei sobre bicicletas elétricas, mas veta idade mínima e dispositivos essenciais

A prefeita de Vitória, Cris Samorini, sancionou a Lei...

Marataízes capacita diretores escolares na gestão de recursos federais

Capacitação de Diretores Fortalece Gestão do PDDE em Marataízes Na...

Prefeitura de Cachoeiro finaliza plano de segurança alimentar para 2026-2029

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim conclui, por meio...

IPCA de março atinge 0,88%, superando taxa de fevereiro em 0,18 p.p.

IPCA de Março Apresenta Aumento e Impactos nos Setores...

TVE promove série infantil sobre autismo em abril, apoiando inclusão no ES

TVE Promove Conscientização sobre o Autismo com a Exibição...

Endrick sob pressão no Lyon: Paulo Fonseca exige performance acima da média!

Endrick em Evidência: Déficit de Desempenho no Lyon O início...

México adotará sistema de saúde inspirado no SUS a partir de 2027

México Lança Rede de Saúde Universal em 2027: Cadastro...

Concurso Literário “Folhas e Versos” em Piúma: Inscrições até 8 de maio de 2026

Prefeitura de Piúma Lança 2º Concurso Literário Ambiental –...

Cachoeiro promove roda de conversa sobre Reforma Tributária para empreendedores

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...