29 de janeiro de 2026
EducaçãoMenos de 50% das escolas públicas brasileiras têm esgoto adequado

Menos de 50% das escolas públicas brasileiras têm esgoto adequado

Desigualdade na Infraestrutura de Escolas Públicas: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 Revela Dados Preocupantes

O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, elaborado pela organização Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, revelou, em sua 12ª edição, dados alarmantes sobre a desigualdade na infraestrutura das escolas públicas em todo o país. O relatório, divulgado nesta quinta-feira (25), aponta que, apesar de 95% das instituições de ensino contarem com itens básicos de infraestrutura, questões cruciais como acesso a água potável, energia elétrica, coleta de lixo, rede pública de esgoto, banheiros e cozinhas permanecem como desafios significativos, especialmente em regiões menos desenvolvidas. O estudo indicou que apenas 48,2% das escolas estão conectadas à rede de esgoto e mais de 20% ainda carecem de serviços de coleta de lixo. Essa situação se agrava ainda mais nas regiões Norte e Nordeste, onde apenas 9,3% e 30,8% das escolas, respectivamente, possuem acesso à rede pública de esgoto. No contraponto, o Sudeste apresenta uma marca de 84,7%.

Segundo Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, essa ausência de infraestrutura básica é uma questão de dignidade e impacta diretamente nas condições de aprendizagem dos estudantes. Ela enfatiza que, embora tenha havido avanços na educação no Brasil, é claro que em algumas regiões a situação ainda é crítica. Em estados como Acre e Roraima, por exemplo, três em cada dez escolas não possuem acesso a água potável, e a falta de energia elétrica afeta um terço das escolas no Acre e no Amazonas. A escassez de banheiros é um problema enfrentado por 25% das escolas em Roraima.

O anuário também destaca desigualdades na infraestrutura voltada ao ensino. Bibliotecas e salas de leitura são mais frequentes em escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental (69,2%) e ensino médio (86,5%), mas somente 47,2% nas que atendem aos anos iniciais. Além disso, os laboratórios de informática estão presentes em apenas 27% das instituições para os anos iniciais, e laboratórios de ciências, apenas em 20,3% das escolas do ensino fundamental.

A educação infantil também apresenta déficits preocupantes: apenas 41% das escolas públicas possuem parque, enquanto 35,3% têm área verde dentro da instituição. Os dados são ainda mais alarmantes no Norte do país, onde parques estão presentes em apenas 11,5% das escolas.

O anuário finaliza ressaltando que a qualidade da educação pública depende não apenas de infraestrutura básica, mas também de recursos voltados ao ensino e à aprendizagem, como salas de leitura e acesso à internet. Embora 95,4% das escolas públicas tenham acesso à rede, somente 44,5% oferecem conexões adequadas para uso pedagógico, limitando a efetividade dos processos de ensino.

Esses dados servem como um alerta sobre as desigualdades existentes e a necessidade urgente de políticas eficazes que garantam uma educação de qualidade equitativa em todo o país. Para mais informações, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.

Menos da metade das escolas públicas está ligada à rede de esgoto

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Marataízes comemora ordens de serviço para o CAT e obras na Esplanada

Marataízes avança no turismo e infraestrutura com novo Centro...

Cachoeiro realiza final do Beach Soccer na Quadra da Amobam nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (29), a quadra de areia do bairro...

Marataízes comemora novo Centro de Especialidades para crianças especiais

Marataízes Cria Centro de Atendimento Especializado para Crianças com...

Marataízes oferece dia repleto de esportes, lazer e fé no sábado

Programação Diversificada Agita Marataízes em um Dia de Festividades...

Polícia Civil do ES recupera celulares furtados e devolve a vítimas na Serra

Polícia Civil do Espírito Santo Recupera Celulares Furtados na...

Chelsea busca a estrela Endrick com apoio decisivo de Estêvão para negociação!

Chelsea mira contratação de Endrick com ajuda de Estêvão O...

Cachoeiro promove palestra online sobre os primeiros passos de uma startup dia 29

A Incubadora de Cachoeiro, em parceria com o Hub...

Juliétty Tesch, do Governo do ES, vence etapa do ranking de vela 2026

Velejadora Juliétty Tesch Conquista Campeonato Brasileiro e Se Prepara...

SINE de Anchieta abre 31 novas vagas de emprego; confira como se candidatar!

O SINE de Anchieta está oferecendo 31 vagas de...