Desigualdade na Infraestrutura de Escolas Públicas: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 Revela Dados Preocupantes
O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, elaborado pela organização Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, revelou, em sua 12ª edição, dados alarmantes sobre a desigualdade na infraestrutura das escolas públicas em todo o país. O relatório, divulgado nesta quinta-feira (25), aponta que, apesar de 95% das instituições de ensino contarem com itens básicos de infraestrutura, questões cruciais como acesso a água potável, energia elétrica, coleta de lixo, rede pública de esgoto, banheiros e cozinhas permanecem como desafios significativos, especialmente em regiões menos desenvolvidas. O estudo indicou que apenas 48,2% das escolas estão conectadas à rede de esgoto e mais de 20% ainda carecem de serviços de coleta de lixo. Essa situação se agrava ainda mais nas regiões Norte e Nordeste, onde apenas 9,3% e 30,8% das escolas, respectivamente, possuem acesso à rede pública de esgoto. No contraponto, o Sudeste apresenta uma marca de 84,7%.
Segundo Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, essa ausência de infraestrutura básica é uma questão de dignidade e impacta diretamente nas condições de aprendizagem dos estudantes. Ela enfatiza que, embora tenha havido avanços na educação no Brasil, é claro que em algumas regiões a situação ainda é crítica. Em estados como Acre e Roraima, por exemplo, três em cada dez escolas não possuem acesso a água potável, e a falta de energia elétrica afeta um terço das escolas no Acre e no Amazonas. A escassez de banheiros é um problema enfrentado por 25% das escolas em Roraima.
O anuário também destaca desigualdades na infraestrutura voltada ao ensino. Bibliotecas e salas de leitura são mais frequentes em escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental (69,2%) e ensino médio (86,5%), mas somente 47,2% nas que atendem aos anos iniciais. Além disso, os laboratórios de informática estão presentes em apenas 27% das instituições para os anos iniciais, e laboratórios de ciências, apenas em 20,3% das escolas do ensino fundamental.
A educação infantil também apresenta déficits preocupantes: apenas 41% das escolas públicas possuem parque, enquanto 35,3% têm área verde dentro da instituição. Os dados são ainda mais alarmantes no Norte do país, onde parques estão presentes em apenas 11,5% das escolas.
O anuário finaliza ressaltando que a qualidade da educação pública depende não apenas de infraestrutura básica, mas também de recursos voltados ao ensino e à aprendizagem, como salas de leitura e acesso à internet. Embora 95,4% das escolas públicas tenham acesso à rede, somente 44,5% oferecem conexões adequadas para uso pedagógico, limitando a efetividade dos processos de ensino.
Esses dados servem como um alerta sobre as desigualdades existentes e a necessidade urgente de políticas eficazes que garantam uma educação de qualidade equitativa em todo o país. Para mais informações, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Menos da metade das escolas públicas está ligada à rede de esgoto
Fonte: Agencia Brasil.
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