6 de fevereiro de 2026
Meio AmbienteMemória indígena pode revitalizar áreas degradadas no Brasil

Memória indígena pode revitalizar áreas degradadas no Brasil

Encontro da Águia e do Condor: A Liberdade de Abya Yala em um Contexto de Reconhecimento Indígena

Um simbolismo poderoso permeia a união da águia e do condor na antiga profecia das culturas indígenas americanas, que promete a libertação de Abya Yala — como é conhecido o continente americano. Este encontro, que representa a harmonia entre o norte e o sul, sinaliza a união dos povos originários na luta por seus direitos e pela preservação de suas culturas. Essa visão é defendida pela pesquisadora Bárbara Flores Borum-Kren, que atualmente realiza um pós-doutorado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Em seu trabalho, Bárbara busca reocupar áreas degradadas em colaboração com as comunidades indígenas, promovendo a recuperação ambiental e a revitalização das práticas culturais.

A professora investiga a situação de diversos povos indígenas nos Estados Unidos — como Ute, Walatowa, Navajo, Lakota, Odibwe e Yurok — e se dedica a promover o conceito de memória biocultural, que enfatiza a relação ancestral entre os povos e seus territórios. “Essa relação, construída ao longo de milênios, cria um vínculo tão forte que passa a ser uma relação de parentesco, a chamada floresta genealógica”, explica Bárbara. Com esta perspectiva, ela defende que a recuperação de áreas devastadas deve levar em conta a memória biocultural, resultando em “cascatas socioecológicas” que beneficiam tanto a natureza quanto a identidade desses povos.

A pesquisa de Bárbara também é viabilizada pelo Programa Beatriz Nascimento para Mulheres na Ciência e pelo Instituto Serrapilheira, com um foco especial no reconhecimento das terras indígenas que historicamente foram usurpadas. Como ressalta, o reconhecimento legal dos territórios é fundamental para iniciar o processo de recuperação ambiental e cultural, criando corredores ecológicos que se conectam a áreas protegidas.

Atualmente, a pesquisadora busca experiências nos Estados Unidos que possam servir como inspiração para iniciativas similares no Brasil. Em estados como Colorado e Califórnia, projetos de restauração ecológica têm sido desenvolvidos em parceria com povos indígenas, utilizando conhecimentos tradicionais para restaurar áreas degradadas e gerenciar parques naturais. Contudo, ela alerta que políticas educacionais recentes nos EUA podem ameaçar tais iniciativas, ao cortar financiamentos para pesquisas relacionadas aos direitos indígenas.

A história pessoal de Bárbara é marcada por uma busca incessante pela identidade de seu povo Borum-Kren, descendente dos Botocudos, que enfrentaram perseguições severas e têm seu legado cultural soterrado. Ela se tornou a primeira de sua família a obter um diploma de ensino superior, motivada pelo desejo de resgatar a narrativa apagada pela colonização. “A nossa luta é por uma nova narrativa e pela ressurgência de uma cultura que, apesar de tanta resistência, ainda vive”, conclui.

O trabalho de Bárbara é também um chamado à ação para a nova geração de indígenas que buscam mudar seus destinos, mostrando que é possível construir um futuro diferente, que incorpore a sabedoria ancestral.

Este conteúdo é parte da divulgação de ações e pesquisas relacionadas aos direitos indígenas e à preservação ambiental no Brasil, destacando a importância do reconhecimento das terras e das práticas culturais dos povos originários.

Pesquisadora diz que memória indígena pode recuperar áreas degradadas

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Futevôlei: Galego e Vitória são campeões na categoria Misto em Cachoeiro de Itapemirim

Na noite de quarta-feira (4), Cachoeiro de Itapemirim foi...

Cachoeiro de Itapemirim dá posse a 62 novos educadores para rede municipal de ensino

Na última quinta-feira, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim,...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio de adolescente em Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo conclui inquérito sobre homicídio...

Hazard elogia Mourinho e afirma: “Sou eu mesmo, não sou Cristiano Ronaldo!”

Eden Hazard Reflete Sobre sua Trajetória e Influências no...

Domingo repleto de diversão no Parque Cultural Casa do Governador para crianças

Parque Cultural Casa do Governador Promove Edição Especial do...

Cachoeiro inicia ano letivo de 2026 com foco em ambiente seguro e acolhedor para alunos

Nesta sexta-feira (6), a rede municipal de ensino de...

Polícia Civil realiza operação em Itapemirim; jovem é preso e drogas são apreendidas

Polícia Civil do ES realiza operação contra o tráfico...

Jhon Arias fecha pré-contrato com Palmeiras e aguarda saída do Wolverhampton!

Jhon Arias: Novo Reforço do Palmeiras na Retorno ao...

Rosenior urge Chelsea a garantir Valentín Barco antes da disputa com o Bayern!

Chelsea em Ascensão: Projeções de Futuro e Interesse no...