EducaçãoMEC inicia pagamento do programa Pé-de-Meia para conclusão e Enem

MEC inicia pagamento do programa Pé-de-Meia para conclusão e Enem

Ministério da Educação Inicia Pagamentos do Programa Pé-de-Meia para Estudantes do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) deu início, nesta quinta-feira (26), ao pagamento de duas parcelas do Programa Pé-de-Meia, referente a 2025. As quantias são destinadas a estudantes que finalizaram uma das etapas do ensino médio e aos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição mais recente. Com o objetivo de democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social, o programa beneficia cerca de 4 milhões de alunos matriculados no ensino médio público e que estão cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Os valores pagos são de R$ 1 mil pela conclusão do ensino médio e R$ 200 pela participação no Enem. As transferências estão escalonadas conforme o mês de nascimento dos beneficiários, com os depósitos em nome dos estudantes se estendendo até o dia 5 de março. Nesta sexta-feira (27), será a vez dos alunos nascidos em março e abril. O calendário de pagamento, conforme os meses de nascimento, é o seguinte:

  • Janeiro e fevereiro: 26 de fevereiro
  • Março e abril: 27 de fevereiro
  • Maio e junho: 2 de março
  • Julho e agosto: 3 de março
  • Setembro e outubro: 4 de março
  • Novembro e dezembro: 5 de março

A confirmação de informações pelos educadores é fundamental para que os beneficiários recebam os valores. O processo de envio dos dados se divide em duas etapas: a confirmação da aprovação dos alunos ao fim do ano letivo e a comprovação da conclusão do ensino médio. O MEC orienta que os estudantes que não receberam os depósitos não devem se preocupar, mas sim acompanhar a situação pela página Consulta Pé-de-Meia na plataforma Gov.br. O prazo final para o envio de informações pelas escolas é junho, e os pagamentos devem ocorrer até o início de julho.

Para os estudantes que ainda estão cursando o ensino médio em 2026, os valores depositados na conta da Caixa Econômica Federal permanecerão até a conclusão do ensino, podendo ser mantidos em poupança ou utilizados para aplicações no Tesouro Direto pelo aplicativo Caixa Tem. O Pé-de-Meia busca promover a conclusão escolar, atuando como um incentivo financeiro-educacional.

As imagens utilizadas nesta matéria foram extraídas do acervo da Agência Brasil.

Pé-de-Meia: MEC começa pagar parcelas incentivo-conclusão e Enem

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Oktober Fest Cachoeiro terá tributo da banda La Família 028 ao Charlie Brown Jr.

O 1º Oktober Fest Cachoeiro promete agitar o feriadão...

Agendas cheias marcam sexta dos presidenciáveis

Na reta final antes do primeiro turno das eleições...

IPCA-15 registra 0,70% em setembro, com alta de 1,10 ponto percentual em relação a agosto.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15...

Mudanças nos locais de votação são anunciadas pela Justiça Eleitoral em Anchieta

A Justiça Eleitoral, através da 17ª Zona Eleitoral do...

Interdição na antiga Estação Ferroviária para preparação da Oktober Fest em Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim alerta para a...

Piúma celebra Dia Mundial de Limpeza das Praias com mutirão na Ilha do Gambá

Piúma promove Dia Mundial de Limpeza das Praias com...

SINE de Anchieta oferece 13 vagas de emprego; confira e participe!

O SINE de Anchieta está com 13 vagas de...

Piúma tem Prestação de Contas de 2024 aprovada pelo TCE-ES com sucesso

Prefeitura de Piúma tem contas de 2024 aprovadas pelo...

Cachoeiro celebra o Dia da Pessoa Idosa com encontro e atividades culturais

Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Dia Nacional da Pessoa...