Durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental em Brasília, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a urgência de ações efetivas para alcançar a universalização do saneamento básico no Brasil até 2030. Segundo ela, o desafio requer mais do que legislação: necessita de inovação, recursos e colaboração intersectorial.
Marina Silva destacou que o saneamento vai além de uma questão ambiental, influenciando diretamente a saúde pública, o desenvolvimento econômico e a qualidade da educação. A declaração da ministra propõe um olhar integrado sobre como políticas de saneamento podem levar a melhorias sociais substanciais e inclusivas.
Dados atuais do Painel de Saneamento do Instituto Trata Brasil mostram que cerca de 16% dos brasileiros ainda carecem de acesso à água potável e quase metade da população não possui serviço de coleta de esgoto. Estas estatísticas ressaltam a relevância da efetivação de políticas públicas robustas e coordenadas para mudar esta realidade.
No evento, também foi introduzido o Espaço COP Saneamento pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Segundo o presidente da ABES, Marcel Costa Sanches, esse novo espaço buscará integrar inovações do setor de saneamento com as agendas climáticas globais, prometendo ser um marco na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém.
Além do debate sobre saneamento, Marina Silva sublinhou a importância de ajustar a gestão de recursos hídricos e sanitários ao contexto de justiça climática. A ministra acredita que o setor potencializa a mitigação de efeitos climáticos adversos, por meio do manejo sustentável de resíduos e da promoção de energia renovável.
Este conjunto de declarações e iniciativas reflete um movimento estratégico e abrangente para colocar o saneamento no centro das políticas públicas, visando não apenas melhorias ambientais, mas garantindo avanços socioeconômicos e culturais significantes para o Brasil.
Marina Silva: é preciso decisão política para universalizar saneamento
Meio Ambiente