MarataízesMarataízes avança na consultoria sobre PPPs com nova etapa prática

Marataízes avança na consultoria sobre PPPs com nova etapa prática

Marataízes se Destaca como Pioneira no Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE-ES

Marataízes é o primeiro dos 78 municípios do Espírito Santo a receber consultoria do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-ES).

A primeira fase do programa, que teve início em janeiro, focou na parte teórica das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, além de abordar a legislação pertinente ao tema. Esta consultoria é fornecida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), credenciado pelo SEBRAE para prestar este tipo de atendimento. Essa ação é resultado de uma parceria entre o SEBRAE/ES e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES).

Recentemente, entre os dias 16 e 20 de março, teve início a segunda etapa da consultoria, que traz a metodologia das PPPs para a prática. Nessa fase, diversas secretarias e órgãos do primeiro escalão da Prefeitura de Marataízes estão identificando projetos que possam resultar em parcerias futuras. Entre os exemplos estão as concessões dos quiosques da Praia Central e a construção da nova Rodoviária da cidade.

Participam ativamente deste processo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLADES), responsável pela coordenação da parceria, assim como a Procuradoria Geral e as secretarias de Obras e Governo, entre outras.

O principal objetivo desta consultoria é formar uma equipe multissetorial dentro da Prefeitura de Marataízes, que se torne especializada em PPPs e concessões. Essa equipe técnica será encarregada de identificar, priorizar e planejar ações para a implementação dessas parcerias, aprimorando o ambiente de negócios e facilitando a instalação de futuros empreendimentos nas mais diversas áreas do município.

A etapa final do projeto prevê a entrega de um modelo viável e sustentável para concessões e PPPs, e a expectativa é que essa consultoria leve de três a quatro meses para ser concluída.

O Programa Cidade Empreendedora visa transformar Marataízes em um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, com enfoque na melhoria da gestão pública. O objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico local e prestar apoio aos pequenos negócios, expandindo as políticas de fomento ao empreendedor já implementadas pelo SEBRAE.

Imagem: Prefeitura de Marataízes

Fonte: Prefeitura Municipal de Marataízes.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Passeio ciclístico em Cachoeiro celebra o Dia das Crianças em 12 de outubro

Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, a Prefeitura...

Festa da Primavera em Marataízes reúne alunos em grande evento

Marataízes Celebra a Primavera com Evento Cultural e Recreativo...

Emeb Dr. Pedro Nolasco realiza Mostra Científica sobre educação ambiental em Cachoeiro

A Emeb Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende, localizada em...

Dólar cai para R$ 5 e Ibovespa avança quase 8% após eleições

Mercado Financeiro Brasileiro Dispara Após Primeiro Turno das Eleições...

Mostra de Cinema de SP celebra 50 anos e homenageia James Gray

A cidade de São Paulo se prepara para celebrar...

Prefeitura de Cachoeiro realiza capina e varrição na rua Wolmar Buzato

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou as ações...

Copa do Servidor em Anchieta reúne equipes em Beach Tennis, Vôlei e Fut 7

A Prefeitura de Anchieta está promovendo a Copa do...

Audiência Pública fortalece proposta do Orçamento 2027 em Marataízes

Audiência Pública em Marataízes discute elaboração da Lei Orçamentária...

Anchieta: SINE oferta 13 vagas de emprego hoje na Casa do Cidadão

O SINE de Anchieta anunciou a abertura de 13...