Manifestações marcaram esta sexta-feira (1º) em várias cidades brasileiras, protestando tanto contra o aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, quanto contra a sanção ao ministro Alexandre de Moraes do STF. Os atos ocorreram em 11 cidades das cinco regiões do país, incluindo Brasília, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte. A Agência Brasil destacou cenas do protesto diante da embaixada americana em Brasília, onde manifestantes queimaram uma bandeira dos EUA e um boneco representando o presidente Donald Trump.
Em Brasília, cerca de 100 pessoas participaram do protesto, promovido por sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais. Os manifestantes portavam faixas com frases como “Sem anistia para golpistas, ditadura nunca mais”, “Fora, ianques” e “Em defesa da soberania nacional”. A entrada da embaixada dos EUA foi cercada por um forte esquema de segurança.
Na capital paulista, o ato organizado pelas centrais sindicais em frente ao Consulado-Geral dos EUA teve a participação de movimentos juvenis e estudantis. Eles exigiram que o governo brasileiro não ceda às pressões norte-americanas e clamaram pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de apoiar as políticas de Trump no Brasil.
A mobilização também teve por objetivo alertar a população sobre o impacto da política tarifária de Trump, descrita como um ataque político e econômico por Washington Domingues Neves, diretor da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF). “É de fundamental importância que nós, brasileiros, nos manifestemos”, disse Neves à Agência Brasil.
Outras demandas emergiram durante os protestos, incluindo a taxação dos super-ricos, mudanças no regime de trabalho, alterações fiscais para beneficiar quem ganha até R$ 5 mil, o fim das relações com Israel, e oposição a mudanças no licenciamento ambiental no Brasil. Além disso, a defesa de um Estado Palestino livre também esteve presente nas bandeiras levantadas pelos manifestantes.
Todos os detalhes e imagens dos eventos podem ser encontrados no site da Agência Brasil, com fotografias de José Cruz/Agência Brasil documentando os protestos.
*Matéria com informações de José Cruz/Agência Brasil.
Em ato pró-soberania, manifestantes queimam bandeira e boneco de Trump
Internacional