25 de agosto de 2025
Governo ESLuzes Pela Vida: show de drones marca inauguração da Ciclovia da Vida...

Luzes Pela Vida: show de drones marca inauguração da Ciclovia da Vida e ampliação da 3ª Ponte


No final da tarde desse domingo (27), o Cais das Artes brilhou com o Festival Luzes Pela Vida. O evento, promovido pelo Governo do Estado e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) reuniu a população capixaba na comemoração dos 34 anos da Terceira Ponte, completados no último dia 23, e com a inauguração da Ciclovia da Vida e das obras de ampliação da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça.

A chuva não diminuiu o brilho do evento, que contou com a presença do governador Renato Casagrande; da primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande; do presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro; de autoridades e cidadãos locais.

A fachada do Cais das Artes recebeu uma projeção especial, com imagens do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu projeto de concepção deste edifício; de ícones e pontos turísticos do Estado, como as Cinco Pontes, Pedra Azul e a Terceira Ponte. O vídeo também fez uma homenagem à Detinha Son, cicloativista que dá nome à Ciclovia da Vida. Foram exibidas imagens de arte abstrata entre outras.

No palco, uma apresentação de um grupo de balé com LEDs, encantou em um espetáculo inovador de luzes e movimento. A programação também incluiu um show de águas dançantes iluminadas.

O ponto alto da noite foi a apresentação coreografada de 150 drones que pintaram o céu com imagens alusivas ao Espírito Santo, como a bandeira estadual, o Convento da Penha, a Terceira Ponte, as barcas do Aquaviário, o Transcol e uma bicicleta, novo modal incorporado ao trânsito na via. A mensagem de valorização à vida foi transmitida de maneira emocionante e a apresentação encerrou com a frase presente na bandeira do estado: “Trabalha e Confia”.

A noite foi encerrada com um show pirotécnico que iluminou a Terceira Ponte e uma deslumbrante cascata de fogos de artifício que se originou na Ciclovia da Vida. O evento também foi transmitido ao vivo pela TVE, permitindo que ainda mais pessoas participassem dessa celebração única.

“Para tudo há um caminho a ser percorrido. Estamos no Cais das Artes, que há algum tempo era um monumento da ineficiência da gestão pública, mas que hoje vive uma nova realidade. Nós resolvemos a situação que envolvia o contrato e estamos retomando as obras para que esse seja um local de destaque na área cultural. Gosto de realizar e de enfrentar os desafios. Estamos tendo a oportunidade de construir caminhos importantes para os capixabas. Entregar a Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte é uma alegria”, afirmou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Muitas pessoas não acreditaram [nas entregas] e eu as entendo, pois existem tantas promessas ditas por outros que não são cumpridas. Falaram ainda que a Ciclovia da Vida não daria certo, que não caberiam três faixas em cada sentido da ponte e a gente vai lá e faz! Mostra que é possível. Na semana passada, entregamos o Aquaviário que era um sonho dos capixabas. Muita gente fazia piadinha de que não voltaria e voltou. Obras dessas exigem coragem, porque não são fáceis. A coragem é o principal valor de uma pessoa. Se falta coragem, todas as outras características caem por terra. Coragem não é a ausência de medo, mas com bom embasamento técnico, vamos adiante.”

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também expressou sua alegria ao entregar à população capixaba essas importantes obras de mobilidade. “A ampliação da Terceira Ponte e a implementação da Ciclovia da Vida foram projetadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Estamos promovendo a vida, oferecendo uma nova opção para a travessia entre Vitória e Vila Velha, priorizando o transporte público e aumentando a capacidade operacional da ponte”, pontuou.

“Essas são obras muito esperadas pelos capixabas, que merecem esse presente do Governo do Estado. Certamente, elas contribuirão para a mobilidade urbana, a segurança e o fortalecimento do turismo e do comércio”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro.

O Festival Luzes Pela Vida foi realizado com o apoio da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (FETRANSPORTES), GVBus, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (SETPES), ArcelorMittal, Sincades e EDP.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro alerta sobre segurança no uso de pagamento por aproximação com cartões.

O pagamento por aproximação, que ganhou popularidade durante a...

Prefeitura de Piúma lança novo sistema para emissão de Nota Fiscal online

Prefeitura de Piúma implementa novo sistema para emissão de...

Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre venda ilegal de armas via app

Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Inquérito sobre Comércio...

SINE de Anchieta oferece 46 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira

O SINE de Anchieta está oferecendo 46 vagas de...

Andreas Pereira: da Europa ao Palmeiras, recordando sua trajetória no futebol global

Andreas Pereira tem negociação avançada com o Palmeiras Nos últimos...

Marataízes lança programa Contrata+Brasil para fortalecer empreendedores locais

Marataízes Adere ao Contrata+Brasil: Uma Nova Oportunidade para Microempreendedores Marataízes,...

Marataízes apoia a agricultura familiar com entrega de caminhão novo

Novo Veículo Fortalece Agricultura Familiar em Marataízes Marataízes, Espírito Santo...

Polícia Civil e Militar localizam adolescente desaparecida em Baixo Guandu

Polícia Civil do ES localiza adolescente desaparecida após ação...
- Advertisement -spot_img