Lula Visita Cristina Kirchner em Buenos Aires durante Cúpula do Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará a Buenos Aires nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula do Mercosul, e, no dia seguinte, visitará a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que se encontra em prisão domiciliar. Essa visita marca um momento importante nas relações entre Brasil e Argentina, especialmente considerando o contexto atual da política argentina. Cristina Kirchner, que foi condenada a seis anos de prisão por corrupção, nega as acusações e se declara vítima de perseguição política. A decisão da Suprema Corte da Argentina, que mantém a condenação e proíbe Kirchner de ocupar cargos públicos, continua a gerar controvérsia e debate entre seus apoiadores e opositores.
Na última interação direta, Lula telefonou para a ex-presidente em junho deste ano para expressar sua solidariedade, ressaltando a importância de permanecer firme em momentos de adversidade. “Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa”, afirmou Lula nas redes sociais na época. A ex-presidente, que governou a Argentina entre 2007 e 2015 e foi vice-presidente de 2019 a 2023, anunciou recentemente sua intenção de concorrer ao Congresso nas eleições legislativas de setembro.
Além dessas declarações e desdobramentos da política argentina, a visita de Lula a Cristina Kirchner foi autorizada pela Justiça do país, que estipulou normas a serem seguidas para garantir a tranquilidade da região. Essa será a primeira visita do presidente brasileiro à Argentina desde a posse de Javier Milei, em dezembro de 2023, que presidirá a Cúpula do Mercosul. Durante o encontro, Lula deverá assumir a presidência do bloco para o semestre seguinte.
A ex-presidente Kirchner, de 72 anos, cumpre sua pena em prisão domiciliar devido à sua idade. Ela foi condenada no caso Vialidad, onde foi acusada de favorecer um empresário com concessões de obras públicas. O tema continua a ser debatido amplamente dentro da sociedade argentina, com várias movimentações políticas enquanto Kirchner se prepara para as próximas eleições.
Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar em Buenos Aires
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional