Governo Brasileiro Apresenta Plano de Contingenciamento em Resposta a Tarifas dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (28) um plano de contingenciamento desarrollado pelos Ministérios da Fazenda, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Relações Exteriores e pela Casa Civil. A proposta visa ajudar as empresas brasileiras afetadas pela tarifa de 50% aplicada aos produtos nacionais pelos Estados Unidos, que entrará em vigor na próxima sexta-feira (1º). O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que ressaltou a prioridade do Brasil em manter o diálogo com o governo estadunidense, buscando reverter essa medida.
Durante um pronunciamento à imprensa, Haddad informou que o plano de contingência está sendo analisado por Lula, que tomará uma decisão em função das tratativas com os Estados Unidos. “Nós nos debruçamos sobre isso hoje. Os cenários possíveis já são de conhecimento do presidente. Ainda não tomamos nenhuma decisão, porque nem sabemos qual será a decisão dos Estados Unidos no dia 1º”, disse o ministro, destacando que, embora um plano de socorro tenha sido elaborado, a prioridade é o diálogo.
Mais cedo, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, indicou que o governo brasileiro tem mantido diálogos “com reserva” com as autoridades dos Estados Unidos. “Combinamos de apresentar para ele [Lula] o plano de contingência com todas as possibilidades que estão à disposição do Brasil”, afirmou Alckmin, ressaltando que o foco continua nas negociações.
Fernando Haddad frisou que Alckmin está em contato constante com as autoridades estadunidenses e que o governo busca evitar medidas unilaterais. “Independente da decisão que o governo dos Estados Unidos vai tomar, nós vamos continuar abertos à negociação”, concluiu o ministro.

Plano de contingência sobre tarifas dos EUA já foi apresentado a Lula
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

