21 de dezembro de 2025
InternacionalLula realiza encontros bilaterais com líderes do Panamá e Uruguai

Lula realiza encontros bilaterais com líderes do Panamá e Uruguai

Lula Realiza Reuniões Bilaterais Durante Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a reunião de cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20) em Foz do Iguaçu (PR), para estabelecer importantes encontros bilaterais com líderes de países da América Latina. Entre as reuniões, destacaram-se os diálogos com os presidentes do Panamá, José Raúl Mulino, e do Uruguai, Yamandú Orsi. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) detalhou os temas abordados, que visam fomentar a cooperação econômica e a inovação entre nações do continente.

O primeiro encontro ocorreu com o presidente panamenho, que já havia visitado o Brasil em agosto deste ano. Durante a reunião, Lula confirmou que aceitará um convite para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que será realizado no Panamá em 28 de janeiro. Os líderes discutiram os avanços desde a última visita, incluindo a assinatura do contrato para a compra de aviões da Embraer por parte do Panamá. Além disso, Lula informou que o Brasil aderiu ao Tratado sobre a Neutralidade do Canal do Panamá, um importante passo que garante a soberania panamenha sobre esta vital passagem interoceânica.

Uruguai: Parcerias e Inovação

Antes de encerrar suas atividades em Foz do Iguaçu, Lula encontrou-se com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. O foco da conversa foi a iminente licitação para a dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil, bem como o planejamento da construção de uma nova ponte entre os dois países, com previsão de início em 2026. Lula também sinalizou a disposição do Brasil em firmar um acordo para a criação do Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida, uma iniciativa que promete elevar o nível de cooperação científica e tecnológica entre as nações.

Após a conclusão das reuniões bilaterais, o presidente Lula retornou a Brasília no fim da tarde. Esta agenda evidencia o compromisso do Brasil em fortalecer suas relações com os países vizinhos e promover o desenvolvimento regional por meio de parcerias estratégicas.

Lula tem reuniões bilaterais com presidentes do Panamá e Uruguai

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil recupera motos furtadas e prende três suspeitos em Linhares

Polícia Civil do ES Recupera Motocicletas Furtadas e Prende...

Gerson troca Zenit por Cruzeiro? Negociações avançam em busca da volta triunfante!

Gerson, do Zenit, vai jogar no Cruzeiro? O meio-campista Gerson,...

Governo do ES amplia Disque Denúncia 181 com atendimento via WhatsApp

Revolução Tecnológica na Segurança Pública Capixaba: Disque Denúncia...

Filme gaúcho “Vento Norte” será exibido em Roterdã 2026

O clássico do cinema gaúcho, "Vento Norte" (1951), dirigido...

Quilombo de Cabo Frio denuncia poluição e anuncia ações do MPF

Despejo Irregular de Esgoto Prejudica Ecosistema do Quilombo Maria...

Polícia Civil conclui investigação sobre homicídio em padaria em Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo conclui investigação sobre homicídio...

Polícia Civil prende homem por estelionato em vendas de terrenos em Anchieta

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Estelionato em...

Governo do ES lança Conecta Sejus: atendimento virtual para o sistema prisional

Lançamento do Conecta Sejus Facilita Acesso a Informações do...

Polícia Civil do ES Prende Homem Suspeito de Furtos Qualificados em Vários Estados

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Furtos...