InternacionalLula reafirma apoio a Bachelet mesmo após recuo do Chile na ONU

Lula reafirma apoio a Bachelet mesmo após recuo do Chile na ONU

Lula Reitera Apoio à Candidatura de Michelle Bachelet à ONU, Apesar de Retirada do Chile

Neste sábado (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o apoio do Brasil à candidatura da ex-presidente chilena Michelle Bachelet para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Lula destacou que, após oito décadas desde a fundação da ONU, é o momento propício para que a organização seja dirigida por uma mulher. A candidatura de Bachelet, apresentada no início de fevereiro de 2023, foi inicialmente apoiada pelos governos do Chile, Brasil e México. Porém, na última terça-feira (24), o Chile retirou seu respaldo, citando a complexidade do cenário eleitoral e a dispersão de candidaturas latino-americanas como fatores que comprometem o sucesso da ex-presidente.

O governo chileno, que agora está sob a liderança do político de extrema direita José Antonio Kast, emitiu um comunicado explicando sua decisão de se afastar da candidatura. O comunicado também indica que, caso Bachelet opte por seguir em frente, o Chile não apoiará outro candidato, em reconhecimento a seu histórico político. Por outro lado, o México, liderado pela presidenta Claudia Sheinbaum, mantém firme sua aliança com a candidatura de Bachelet.

Em suas redes sociais, Lula elogiou as qualificações de Bachelet, considerando-a a candidata ideal para comandar a ONU, enfatizando sua experiência como ex-presidenta do Chile, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos e Diretora Executiva da ONU Mulheres. “O Brasil continuará a apoiar, em conjunto com o México, a candidatura de Michelle Bachelet ao cargo de Secretária-Geral da ONU”, declarou Lula em sua postagem.

Atualmente, o cargo de secretário-geral da ONU é ocupado pelo português António Guterres, que foi reeleito em 2021 para um segundo mandato que se estenderá até 2026. O próximo secretário-geral assumirá suas funções em 1º de janeiro de 2027. A candidatura de Bachelet poderia representar um marco significativo na história da ONU, trazendo à luz questões como a paz, o multilateralismo e o desenvolvimento sustentável, que Lula considera essenciais na agenda internacional.

Imagens: Agência Brasil.

Após recuo do Chile, Lula mantém apoio a Bachelet para chefiar a ONU

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil apreende 22 aves em operação contra tráfico no bairro Aribiri

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende 22 Aves em...

92% das escolas já seguem nova lei contra celular

Brasília (DF) - Após um ano da aprovação da...

Exposição “Cachoeirenses Ausentes” valoriza contribuições de cidadãos para Cachoeiro

A exposição “Cachoeirenses Ausentes: Entre o Papel e a...

Pré-campanha do ‘Time do Lula’ avança em cidades estratégicas do ES

Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o...

Venezuela: 6.640 vidas salvas após terremotos em busca de sobreviventes

Milhares de Sobreviventes Encontrados Após Terremotos Devastadores na Venezuela Seis...

João Fonseca enfrenta Jesper de Jong na 2ª rodada de Wimbledon

João Fonseca enfrenta Jesper de Jong na segunda rodada...

Procon de Cachoeiro orienta consumidores sobre compras seguras em festas juninas

A movimentação comercial em Cachoeiro de Itapemirim aumenta significativamente...

Petrobras adota nova fórmula para preços do gás natural

Nova Metodologia de Precificação do Gás Natural pela Petrobras...