Lula lamenta morte da ialorixá Mãe Carmen Oxaguian aos 98 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva externou profundo pesar pelo falecimento de Mãe Carmen Oxaguian, aos 98 anos, ocorrido na última sexta-feira. Ialorixá do Ilé Ìyá Omi Àse Ìyamase, também conhecido como Terreiro do Gantois, em Salvador-BA, Mãe Carmen era uma figura emblemática na manutenção das tradições do candomblé no Brasil. Em nota, o presidente destacou o compromisso da líder religiosa com a ancestralidade e a cultura afro-brasileira, ressaltando o impacto de seu legado para a espiritualidade no país.
“Eu e Janja ficamos profundamente tristes com a partida da querida Mãe Carmen de Oxaguian, que liderou com muito amor, por mais de 20 anos, um dos mais importantes terreiros de candomblé do Brasil”, afirmou Lula em carta aberta. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também prestou homenagem à ialorixá através das redes sociais, enaltecendo a liderança guiada pelo exemplo, amor e acolhimento de Mãe Carmen.
Ainda em manifestações de condolências, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania expressou solidariedade à comunidade do Gantois e ao povo de santo, reconhecendo a importância da matriarca para a Bahia e para o país. “Sua vida permanece como legado de sabedoria, firmeza espiritual e compromisso com a ancestralidade”, destacou a nota do ministério.
Mãe Carmen, cujo nome de batismo era Carmen Oliveira da Silva, assumiu a liderança do terreiro em 2002, continuando a linhagem religiosa iniciada por sua antecessora, Mãe Menininha. Nascida em 29 de dezembro de 1926, ela foi iniciada nos caminhos do candomblé aos sete anos. Deixa duas filhas, três netos e quatro bisnetos. O velório ocorre até este sábado (27), seguido pelo sepultamento em Salvador, concluindo a despedida de uma das maiores lideranças espirituais da comunidade afro-brasileira.
Celebridades e influenciadores também expressaram seus sentimentos, incluindo o músico Gilberto Gil, que através de redes sociais lamentou a perda e pediu proteção a Obatalá. Com esta partida, o Brasil perde uma de suas vozes mais significativas na transmissão de conhecimento e cultura espiritual afro.
[Fonte de imagem: https://agenciabrasil.ebc.com.br]
Lula lamenta morte de Mãe Carmen; “liderou terreiro com muito amor”
Internacional

