O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou sua presença no Fórum Mundial da Alimentação, que será realizado em 13 de outubro em Roma, Itália, sob os auspícios da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Durante o evento, Lula participará da cerimônia de abertura e também da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite partiu diretamente de Qu Dongyu, diretor-geral da FAO, e foi feito durante uma ligação telefônica em julho, onde foi comunicado que o Brasil tinha deixado o Mapa da Fome. Saulo Arantes Ceolin, diretor de Projetos de Segurança Alimentar do Itamaraty, informou que estão previstos encontros bilaterais entre Lula e Dongyu em Roma, além de possíveis reuniões com outros líderes mundiais.
Além do fórum, o presidente Lula inaugurará o espaço dedicado aos mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A Aliança busca acelerar esforços para erradicar a fome e reduzir desigualdades sociais, com uma apresentação de resultados prevista para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU em novembro.
Atualmente, a Aliança está se aproximando de 200 membros, incluindo nações e entidades como agências e bancos de desenvolvimento, que são os principais financiadores de seus projetos. Ceolin destacou que, entre os novos pedidos de adesão, países como Etiópia, Haiti e Quênia estão finalizando planos de ação com foco em alimentação escolar, transferência de renda, e apoio à nutrição materna e infantil.
Ainda este ano, durante a COP30 em Belém, o governo brasileiro espera aprovar uma declaração que ligue as questões de combate à fome e à pobreza com as ações climáticas, também sob a liderança do Brasil no quadro do G20.
Fontes: Itamaraty, Agência Brasil.
Lula vai a Roma para reunião de aliança global contra a fome
Internacional