Brasil e EUA Discutem Tarifaço em Reunião Crucial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou para esta quinta-feira (16) um importante encontro entre representantes do Brasil e dos Estados Unidos para discutir a taxação extra imposta aos produtos brasileiros exportados para o país norte-americano. A reunião acontece após um diálogo prévio entre Lula e o presidente Donald Trump e marca o primeiro encontro oficial após os líderes expressarem uma “excelente química” durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.
Neste contexto, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, já está em Washington para liderar a delegação brasileira nas negociações, nomeado pelo Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio. A iniciativa busca revisar as tarifas adicionais de 40% que foram implementadas pelos EUA em 6 de agosto, como parte de uma estratégia mais ampla da administração Trump de compensar a perda de competitividade econômica frente à China.
Os produtos afetados incluem café, frutas e carnes, mas alguns itens como suco e polpa de laranja e aeronaves civis foram inicialmente isentos das tarifas adicionais. Durante um evento recente no Rio de Janeiro, Lula adiantou que o Brasil apresentará argumentos econômicos robustos contra o “tarifaço”, destacando como essa medida não apenas encarece a vida do povo americano, mas também contraria os interesses comerciais dos EUA, que já desfrutam de um superávit comercial com o Brasil.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que além das questões tarifárias, o encontro servirá para discutir oportunidades de investimento em áreas como energia limpa e minerais críticos, alinhando-se às agendas de transformação ecológica. Estas negociações são cruciais em um momento em que as relações comerciais internacionais passam por intensas transformações e desafios geopolíticos.
(Créditos das fotos: Agência Brasil)
Lula confirma reunião com EUA para negociar tarifaço, nesta quinta
Internacional