Lula Inicia Visitas Oficiais à Índia e Coreia do Sul em Busca de Parcerias e Avanços Comerciais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma missão diplomática entre os dias 17 e 24 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer laços comerciais e tecnológicos entre o Brasil e a Ásia. A primeira parada será na Índia, onde Lula ficará até o dia 21, participando de um evento global sobre inteligência artificial (IA) em Nova Délhi, nos dias 18 e 19. Este será um marco na participação brasileira em cúpulas internacionais sobre tecnologia, destacando a importância do uso responsável e democratizado da IA. O Ministro das Relações Exteriores (MRE) adiantou que entre os tópicos que estarão em pauta estão minerais críticos e terras raras, elementos essenciais para a transição energética global.
A presença do presidente na cúpula de IA é considerada uma oportunidade inédita, conforme destacado por Eugênio Vargas Garcia, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Itamaraty. A expectativa é que Lula discurse na plenária de alto nível, logo após a abertura presidida pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Nos dias 20 e 21, Lula dedicará seu tempo a uma visita de Estado, onde, além de ser agraciado com um almoço pela presidente indiana, Droupadi Murmu, deve assinar acordos e memorandos de entendimentos sobre assuntos estratégicos, como a promoção de parcerias em terras raras e esforços para avançar em um acordo comercial preferencial entre Mercosul e Índia.
Além disso, na Índia, o presidente Lula inaugurará um escritório da ApexBrasil e participará de um fórum empresarial, que contará com a presença de mais de 300 empresas brasileiras de diversos setores, incluindo agropecuário e saúde. Um documento conjunto é esperado ao final da visita, abordando pontos como desafios ao multilateralismo e mudanças no Conselho de Segurança da ONU.
Após a Índia, a comitiva seguirá para a Coreia do Sul entre os dias 22 e 24 de fevereiro, onde Lula se reunirá com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung. A meta é expandir os vínculos comerciais, com um fórum empresarial programado e a assinatura de um plano de ações que se estenderá até 2029, abordando áreas como agricultura, saúde e ciência. Até agora, mais de 130 empresas se inscreveram para participar desse importante encontro comercial.
Com essas visitas, o governo brasileiro busca posicionar o país em um cenário internacional dinâmico e aberto, promovendo não apenas a economia, mas também a inovação e a tecnologia como pilares do desenvolvimento futuro.
Imagens: Agência Brasil
Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

