O Brasil mergulha em luto após o falecimento de Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos, devido a complicações severas de pneumonia. Em tributo ao legado literário indelével do escritor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias, conforme publicação em edição extra do Diário Oficial da União deste sábado (30).
Nascido em Porto Alegre, Verissimo era filho do renomado escritor Érico Verissimo e fez de sua obra um espelho crítico e bem-humorado do cotidiano brasileiro. As crônicas, romances e quadrinhos de sua autoria, que incluem mais de 80 títulos publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, narravam com agudeza e ironia a sociedade brasileira.
O presidente Lula, em nota, enfatizou a maestria de Verissimo em capturar a essência da vida brasileira através de personagens marcantes como o Analista de Bagé e obras como “A Comédia da Vida Privada”. “Seu trabalho não apenas entreteve, mas também ofereceu uma crítica social aguda, particularmente durante períodos de repressão política no país”, disse Lula.
A vida e obra de Verissimo receberam homenagens de várias personalidades do cenário político e artístico, que ressaltaram sua contribuição inestimável para a cultura nacional. Além de escritor, ele foi cartunista, tradutor e músico, mostrando sua versatilidade e amor pelas artes.
O velório acontece na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seu imenso contributo à literatura e cultura. Verissimo deixa a esposa Lúcia Helena Massa e três filhos. Seu último adeus marca o fim de uma era de grandes letras e pensamento crítico no Brasil.
Lula decreta luto oficial por morte de Luis Fernando Verissimo
Internacional

