InternacionalLíderes africanos defendem soberania e integração contra o terrorismo

Líderes africanos defendem soberania e integração contra o terrorismo

Soberania e Integração: Editores do 10º Fórum Internacional de Dacar Abordam Desafios Africanos

A soberania e a integração entre países africanos foram destacadas como pilares essenciais para garantir paz, estabilidade e segurança no continente. Essa foi a mensagem central do 10º Fórum Internacional de Dacar sobre Paz e Segurança na África, que ocorreu nos dias 20 e 21 de abril de 2026 na capital do Senegal. Com a participação de 38 países, incluindo 18 nações africanas e uma delegação do Brasil liderada pela embaixadora Daniella Xavier, o evento reuniu líderes e especialistas para discutir desafios contemporâneos, como a ameaça terrorista e a urgência de investimentos em uma população jovem crescente.

Na abertura do evento, o presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, fez uma análise crítica da situação global, citando tensões comerciais entre potências e os efeitos das mudanças climáticas, que atingem a África de maneira acentuada. “Nosso continente, longe de estar protegido, sofre os efeitos de todas essas crises e ainda precisa enfrentar múltiplas ameaças, como conflitos armados e terrorismo”, disse o presidente, sublinhando a necessidade de soluções africanas para problemas que são também africanos. O Fórum, que acontece desde 2014, tem como objetivo fomentar diálogos sobre segurança e estabilidade no continente.

Estabilidade e Solidão

Com um tema voltado à “Estabilidade, Integração e Soberania”, o encontro promoveu discussões sobre a necessidade de solidariedade e colaboração entre nações africanas. O presidente Faye enfatizou a importância da soberania na gestão de recursos naturais como urânio e petróleo, argumentando que estes não devem beneficiar apenas indústrias estrangeiras. “Extrair em nosso território, transformar em nosso território e vender a preços justos. Esse é o motor da nossa transformação estrutural”, afirmou.

O impacto do terrorismo na região do Sahel também foi um tópico central nas discussões. Faye ressaltou que o Sahel é considerado o epicentro do terrorismo mundial, com países como Mali, Burkina Faso e Níger enfrentando crises de governança que facilitam a atuação de grupos extremistas. “Não pode haver um perigo de segurança no Mali que não diga respeito ao Senegal, ou vice-versa”, destacou, sugerindo a necessidade de uma resposta coordenada entre as nações vizinhas.

Políticas para Jovens e Integração Regional

O presidente de Serra Leoa, Julius Maada Bio, trouxe uma perspectiva voltada para a juventude, argumentando que o investidor deve ser visto como uma estratégia de segurança nacional. “Extremismo e crime organizado encontram espaço nas falhas de governança e no distanciamento entre cidadãos e o Estado”, disse o líder, fazendo alusão ao recrutamento de jovens em situações de desespero. Ele enfatizou que a paz não se resume à ausência de guerra, mas sim à dignidade e ao futuro promissor da população.

A discussão sobre a integração econômica também foi um ponto de destaque, abordado pelo presidente da Mauritânia, Mohamed Cheikh El Ghazouani, que afirmou que, em um mundo globalizado, a fragmentação não é uma opção. A integração deve ser uma prioridade para fortalecer a coexistência pacífica e os interesses africanos no cenário internacional.

Comércio e Projetos de Colaboração

El Ghazouani defendeu a importância da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) como motor de transformação econômica. A comunidade, que reúne 12 países, tem o objetivo de facilitar o comércio e a circulação de bens, serviços e pessoas entre as nações africanas. O presidente de Serra Leoa, Julius Maada Bio, reforçou a ideia de que a integração é essencial para enfrentar desafios regionais, enquanto outras nações, como Mali, Níger e Burkina Faso, manifestaram descontentamento com a comunidade.

O painel abordou, ainda, tópicos como soberania tecnológica, gestão de recursos naturais e a indústria de defesa, demonstrando uma preocupação com a autonomia da África na busca por soluções que atendam às especificidades do continente.

Foto: Abertura do Fórum Internacional de Dacar, Presidente de Senegal, Bassirou Diomaye. Crédito: FÓRUM INTERNACIONAL DE DACAR.

Líderes africanos pedem soberania e integração para superar terrorismo

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Tottenham exige R$ 380 milhões por Cristian Romero, alvo do Manchester United!

Tottenham avalia negociações em meio a risco de rebaixamento...

Polícia Civil do ES garante segurança em show de Roberto Carlos em Cachoeiro

Polícia Civil Garantiu Segurança Durante Show de Roberto Carlos...

Giro Gastronômico de Cachoeiro premia pratos inspirados em músicas de Roberto Carlos

No último sábado (18), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Operação Miragem: Polícia Civil desmantela quadrilha que movimentou R$ 25 milhões

Operação Miragem: Polícia Civil do ES Desarticula Quadrilha de...

Monique Medeiros volta à prisão por ordem do STF

Monique Medeiros da Costa e Silva, acusada pelo homicídio...

Christensen e Barcelona enfrentam impasse na renovação: futuro incerto para o zagueiro

Barcelona e Christensen: Renovação em Suspenso A permanência do zagueiro...

Brasil conquista prata em Baku com nova série de cinco bolas na ginástica

Brasil Conquista Prata na Copa do Mundo de Ginástica...

Real Madrid: Arbeloa defende elenco e descarta necessidade de reformulação drástica.

O Futuro do Real Madrid: Reformulação ou Manutenção? No contexto...