InternacionalJudiciário brasileiro é independente, afirma Mauro Vieira em encontro

Judiciário brasileiro é independente, afirma Mauro Vieira em encontro

Ministro das Relações Exteriores do Brasil Se Reúne com Secretário de Estado dos EUA em Meio a Tensão Comercial e Política

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encontrou-se nesta quarta-feira (30) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington. O encontro ocorre em um contexto de tensões significativas entre os dois países, exacerbadas pela recente assinatura de uma ordem executiva pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que estabelece uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil. Apesar de prever quase 700 exceções, a medida gera preocupação entre autoridades brasileiras e poderá impactar substancialmente o comércio bilateral. A informação foi confirmada pelo Palácio Itamaraty.

Logo após a reunião, Vieira fez um pronunciamento na Embaixada do Brasil, onde expressou forte resistência à ingerência dos EUA em assuntos internos do Brasil, especialmente em relação ao processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro. O chanceler destacou que o Poder Judiciário brasileiro é independente e não estará sujeito a pressões externas. “O governo brasileiro se reserva o direito de responder às medidas adotadas pelos EUA”, afirmou Vieira, ressaltando a necessidade de manter um diálogo construtivo para resolver as questões que afetam as relações bilaterais.

O chanceler, que havia cumprido outras agendas em Nova York antes do encontro em Washington, planeja retornar ao Brasil ainda nesta quarta-feira para relatar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o que foi discutido. A partir desse diálogo, será definido como o Brasil reagirá à imposição das tarifas pelos EUA, que entrarão em vigor em uma semana, no dia 6 de agosto.

Além da tarifa, os EUA também anunciaram sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, através da Lei Magnitsky, que visa punir supostos violadores de direitos humanos no exterior. Essa sanção inclui o bloqueio de bens e negócios do alvo dentro do território americano.

Em resposta aos acontecimentos, o presidente Lula convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto para discutir a repercussão das novas medidas dos EUA. No encontro, que inclui o vice-presidente Geraldo Alckmin e diversos ministros, como Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann, a Advocacia Geral da União (AGU) já se manifestou criticando as sanções impostas a Moraes.

Para mais atualizações, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.

Imagem: Agência Brasil

Judiciário no Brasil é independente, diz Mauro Vieira a Rubio

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Casemiro mobiliza bastidores para que Bruno Guimarães seja o novo reforço do United

Casemiro e Bruno Guimarães: A Dupla Promissora da Seleção...

Polícia Civil do ES Resgata Adolescente em Operação Conjunta Contra Sequestro

Polícia Civil do ES Realiza 'Operação Resgate' e Liberta...

Justiça Federal suspende processo de caducidade da Enel SP

Suspensão do Processo de Caducidade da Enel São Paulo...

Vila da Páscoa é inaugurada em Cachoeiro com programação especial para famílias

A magia da Páscoa vai invadir Cachoeiro de Itapemirim...

Novas parcerias entre Prefeitura e SENAC promovem oportunidades em Marataízes

SENAC Retorna a Marataízes com Cursos de Gastronomia e...

André Félix lança programas musicais afro na Espírito Santo FM 89.1

Espírito Santo FM 89.1 Lança Programas Dedicados à Música...

Inter de Milão mira Vicario, do Tottenham, e descarta Dibu Martínez de vez!

A Inter de Milão planeja avançar nas negociações para...

Procon de Cachoeiro participa da Caravana Sesc com orientação ao consumidor

Neste sábado (21), a partir das 8h, o Procon...

SINE de Anchieta disponibiliza 81 vagas de emprego para a população local

O SINE de Anchieta está oferecendo 81 vagas de...