Natal sedia a maior edição dos Jogos Universitários Brasileiros com participação recorde
Natal, RN – Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) encerraram sua edição mais grandiosa na última sexta-feira, com a participação de cerca de 7 mil estudantes de 312 instituições de ensino superior de todos os estados do país. O evento, que ocorreu em Natal, distribuiu 2.086 medalhas em 22 modalidades esportivas ao longo de duas semanas intensas de competições.
Alessandro Battiste, diretor geral dos JUBs, destacou as vantagens de realizar o evento em Natal, uma localização favorável que contribuiu para a operacionalização das atividades. “Estar no Nordeste e em uma cidade atrativa como Natal facilitou em vários aspectos, desde a logística de transporte até a acolhida dos atletas no Boulevard dos Atletas e no Centro de Convenções de Natal”, explicou Battiste.
Entre as modalidades, destaca-se a inclusão do tiro com arco nesta edição, que surpreendeu pela quantidade de participantes. O cheerleading, outra modalidade que vem ganhando popularidade, contou com representantes de quase 18 estados. “Tivemos uma participação surpreendente no basquete feminino, com 27 universidades, uma de cada estado, competindo vigorosamente”, comemorou o diretor.
A próxima edição dos JUBs já tem local e ambições definidas: será em Goiás, entre as cidades de Goiânia e Trindade, com o objetivo de reunir nove mil estudantes-atletas. A experiência prévia da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) com eventos no estado deve ajudar na organização, apesar das novas complexidades esperadas devido às características geográficas e logísticas diferentes de Goiânia.
Imagem: Cheerleading, JUBs Natal 2025. Crédito: Rebecca Martins/CBDU/Direitos Reservados.
Os Jogos Universitários Brasileiros são considerados a maior competição universitária da América Latina e ocorrem anualmente sob a égide da CBDU. As datas específicas da sedição de 2026 em Goiás serão anunciadas em breve, enquanto outras competições como JUBs FUT em Aracaju e JUBs Praia em Guarapari já estão programadas para o próximo ano.
*Verônica Dalcanal cobriu o evento a convite da CBDU.
Após 2 semanas, terminam os Jogos Universitários Brasileiros em Natal
Esportes