16 de janeiro de 2026
InternacionalJovens de 9 países participam de curso sobre pesquisa oceânica no Brasil

Jovens de 9 países participam de curso sobre pesquisa oceânica no Brasil

Jovens Pesquisadores de Nove Países Participam da Escola de Verão 2025 do INPO

Entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2025, o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) recebe jovens pesquisadores de nove países para a Escola de Verão, que neste ano tem como tema “Fundamentos de modelagem numérica e análise de dados: aplicação em estudos de resiliência costeira”. O evento promete uma experiência de aprendizado interativa, repleta de palestras, discussões em grupo e exercícios práticos, promovendo um espaço rico para a troca de conhecimentos e experiências no campo das ciências do mar.

Os participantes, que atuam em áreas como Oceanografia, Matemática e Engenharia, terão a oportunidade de aprender conceitos-chave sobre modelagem numérica, utilizando o Brasil como exemplo prático. Além das aulas teóricas, os jovens pesquisadores farão visitas técnicas a laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde poderão observar em prática as técnicas discutidas. Segundo o INPO, a Escola de Verão é uma excelente oportunidade para que esses novos talentos compreendam e prevejam processos costeiros, fundamentais no contexto das mudanças climáticas.

As aulas serão ministradas por renomados professores brasileiros e estrangeiros, incluindo Nadia Pinardi, reconhecida pesquisadora da Universidade de Bolonha, Itália, que possui uma gama de experiência significativa no Programa CoastPredict. Este programa desenvolve sistemas de alerta precoce para lidar com múltiplos perigos oceânicos. De acordo com Janice Trotte-Duhá, diretora de Infraestrutura e Operações do INPO, os conhecimentos adquiridos pelos participantes serão essenciais para promover práticas sustentáveis e planejamento oceânico em seus países de origem.

Durante o curso, especialistas convidados também oferecerão palestras sobre modelagem de ponta e iniciativas voltadas para a resiliência costeira, incluindo exercícios práticos que utilizarão bancos de dados oceanográficos e atmosféricos. A Escola de Verão é coorganizada pelo INPO e pelo Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) da UFRJ, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentro das atividades do Projeto Okeano, parte integrante da Aliança Atlântica para a Pesquisa e Inovação (AAORIA).

Sobre o INPO

O Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) é uma organização social vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dedicado ao avanço da pesquisa e desenvolvimento no campo oceânico. O INPO conta com uma rede de mais de 1.400 pesquisadores associados a diversas universidades e institutos de pesquisa no Brasil, desempenhando um papel fundamental na promoção de inovações e conhecimento sobre os oceanos.

Logo da EBC

Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Samba e animação na Praia de Castelhanos em Anchieta neste sábado!

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, será palco de...

Porto de Santos alcança recorde histórico de movimentação em 2025

Porto de Santos Alcança Recorde Histórico de Movimentação em...

Campo Progressista Abre Espaço com Aposentadoria de Deputados Federais

O deputado federal Paulo Folleto (PSB) anunciou que não...

Governo do ES: Endereço não encontrado, busque o conteúdo desejado aqui.

Erro 404: Endereço Não Encontrado no Portal do Governo...

Dembélé brilha e PSG vence Lille com tranquilidade, na luta pelo topo da Ligue 1!

Paris Saint-Germain Impõe sua Força com Vitória Convincente sobre...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio em Vila Velha e identifica suspeitos

Polícia Civil do ES Conclui Inquérito de Homicídio em...

Marataízes comemora entrega da premiação das Vitrines Natalinas 2025

Marataízes Investe em Decoração Temática para Aquecer Economia Local...

Dezesseis propostas visam financiar restauração da Amazônia em edital

BNDES e Petrobras Recebem 16 Propostas no Edital ProFloresta+:...

Prefeitura de Piúma entrega kits escolares com mochilas para alunos em 2026

Prefeitura de Piúma Anuncia Entrega de Kits Escolares 2026 Em...