João Fonseca desiste de torneio na Austrália devido a lesão
O carioca João Fonseca, atual número 1 do tênis brasileiro e 24º no mundo, anunciou a sua desistência de participar do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, que ocorreria na próxima madrugada, marcando sua estreia na temporada de 2025. A desistência se deu em virtude de uma lesão na região lombar, conforme informado na nota oficial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). O tenista enfrentaria na primeira rodada o norte-americano Reilly Opeka, 54º colocado no ranking da ATP, em um torneio que serve como preparação para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada.
Essa não é a primeira vez que problemas na região lombar afastam João das quadras. Há pouco mais de dois meses, em novembro de 2024, ele precisou antecipar o encerramento da sua temporada devido a uma lombalgia, desistindo do ATP 250 de Atenas, que seria seu último torneio oficial do ano. Apesar do cenário complicado, o atleta parecia estar em processo de recuperação, tendo participado de uma partida de exibição no dia 8 de dezembro, onde enfrentou o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, mas saiu derrotado por 2 sets a 1.
Com a desistência do torneio australiano, Fonseca deve perder posições no ranking mundial, uma vez que defendia 125 pontos conquistados no ano anterior ao vencer o Challenger de Camberra. A proximidade do Aberto da Austrália, agendado para 18 de janeiro, intensifica as preocupações sobre sua condição física e seu desempenho nesta temporada.
Após Brisbane, João Fonseca já tem na agenda mais sete compromissos oficiais neste início de ano, incluindo o ATP 250 de Adelaide e a Copa Davis, representando a seleção brasileira contra o Canadá. Confira abaixo a programação dos próximos torneios do atleta:
- 12 de janeiro: ATP 250 de Adelaide (Austrália)
- 18 de janeiro: Aberto da Austrália
- 06 de fevereiro: Copa Davis (Canadá)
- 09 de fevereiro: ATP 250 de Buenos Aires
- 16 de fevereiro: ATP 500 do Rio de Janeiro
- 04 de março: Masters 1000 de Indian Wells (EUA)
- 18 de março: Masters 1000 de Miami (EUA)
A trajetória de João Fonseca, marcada por superações e desafios, continua a ser acompanhada de perto pelos fãs do esporte e pela comunidade esportiva brasileira.
João Fonseca desiste de ATP 250 de Brisbante devido à lesão na lombar
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

