Jaguaré Sedia o 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café
O município de Jaguaré, localizado no Norte do Espírito Santo, será o anfitrião do 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro. O evento ocorrerá das 12h30 às 17h na Fazenda Valmar, situada no Córrego das Abóboras, e reunirá um grupo diversificado de cafeicultoras em uma programação focada no fortalecimento da produção, na sustentabilidade e no protagonismo feminino na cafeicultura.
O projeto “Mulheres do Café: igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba” é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e integra o Programa Inovagro, promovido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
As participantes do evento terão acesso a diversas estações temáticas, que abordarão questões vitais para o setor. Entre os tópicos a serem discutidos estão a nutrição do cafeeiro, manejo inteligente de irrigação, produção de mudas e práticas sustentáveis no cultivo do café. A programação incluirá uma palestra especial da agrônoma e influenciadora digital Luiza Bonomo Trés, intitulada “Gestando Café: a arte feminina de cultivar, cuidar e liderar”.
Patrícia da Matta Campbell, engenheira agrônoma do Incaper e coordenadora do Projeto Mulheres do Café, destaca a importância de Jaguaré como sede do evento: “Escolhemos Jaguaré por ser um dos municípios que simbolizam a força da cafeicultura no Norte capixaba. O Dia de Campo tem como objetivo apresentar tecnologias e práticas modernas de produção, além de promover a integração e o intercâmbio de experiências, contribuindo para que as cafeicultoras ampliem sua autonomia e dominem técnicas produtivas, reforçando seu papel na cadeia cafeeira”.
A gerente de programas e projetos sustentáveis da Seag, Patrícia Ferraz, também enfatiza o papel da mulher na cafeicultura: “O Dia de Campo sobre Café para Mulheres é uma das metodologias previstas no projeto, visando reforçar a importância da mulher na produção de café, ampliando seu acesso a tecnologias e conhecimento, além de fortalecer a agricultura capixaba”.
Desde seu lançamento em 2024, o Projeto Mulheres do Café já realizou mais de 2 mil atendimentos a cafeicultoras de diversas regiões do Estado, por meio de capacitações técnicas e incentivo à produção de cafés especiais. A iniciativa tem se destacado pela ampliação da visibilidade do trabalho feminino e pelo fortalecimento da participação das mulheres nesse segmento.
A primeira edição do Dia de Campo, realizada no ano anterior em São José do Calçado, atraiu mais de 200 participantes, que se dedicaram a aprimorar suas técnicas de produção em palestras e oficinas conduzidas por especialistas da área.
Programação do 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café:
- Quando: Quinta-feira, 4 de setembro
- Local: Fazenda Valmar de Maria José e Valdinei Astori – Córrego das Abóboras – Jaguaré/ES
Cronograma:
- 12h30 – Inscrição e recepção
- 13h – Abertura
- 13h20 – Palestra “Gestando Café: a arte feminina de cultivar, cuidar e liderar” – Luiza Bonomo Trés (Cafeicultura)
- 13h40 – Apresentação sobre o projeto “Mulheres do Café” – Patrícia da Matta Campbell (Incaper)
- 14h – Início das estações temáticas:
- Estação 1: Nutrição do cafeeiro com adubo organomineral – Daniela Viana da Silva (Natufert)
- Estação 2: Manejo de irrigação inteligente – Wilson Rabelo Neto (Smartirriga)
- Estação 3: Sustentabilidade na cafeicultura – Bruna Xavier Rocha (OFI)
- Estação 4: Paper pot para a produção de mudas de café – Flávio Lucindo Modesto (Viveiro Dondini)
- 17h – Encerramento
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper, por meio do telefone (27) 98849-6999 ou pelo e-mail comunicacao@incaper.es.gov.br.
Fonte: Governo ES