18.7 C
Itapemirim
quinta-feira 18 julho 2024

Itapemirim implanta programa permanente de castração de animais abandonados – Release PMI

ItapemirimItapemirim implanta programa permanente de castração de animais abandonados - Release PMI

Itapemirim implanta programa permanente de castrao de animais abandonados

A secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Centro de Zoonoses de Itapemirim, implantaro programa contnuo de castrao de ces e gatos, objetivando o controle populacional de animais abandonados

O secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Janderson Fortunato, reuniu-se nesta segunda-feira (13) com o coordenador do Centro de Controle do Zoonozes (CCZ), Ronerson Marcos, para traçar as ações que visam a conscientização dos munícipes em relação ao controle populacional de animais abandonados, orientando sobre os procedimentos cirúrgicos de esterilização de cães ou gatos.

Segundo o secretário, a castração pretende atuar na preservação ambiental, em especial na defesa e proteção animal e no controle de populações para alcançar o equilíbrio ambiental e o convívio harmonioso dos munícipes com os animais, quer sejam cães ou gatos que possam vir a interferir desfavoravelmente nesta relação.

“Esse projeto será realizado de forma permanente no município de Itapemirim e faz parte de um trabalho contínuo em busca da melhoria da saúde pública e também da qualidade de vida dos animais, respeitando os critérios técnicos, os preceitos éticos e os princípios da moralidade e da eficiência”, ressalta o secretário.

Ainda segundo Fortunato, sem controle, os animais se multiplicam em progressão geométrica, perenizando o ciclo de sofrimento, abandono, fome e maus-tratos. “Não enfrentar a questão também é desatender às normas de saúde pública, mesmo porque, o aumento do número de animais de rua, não vacinados e não assistidos, é fator facilitador da disseminação de doenças e zoonoses”, destacou o titular da Pasta.

De acordo com a Lei Federal 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, no que se refere à proteção a fauna, destaca-se que a defesa da fauna, estende-se inclusive aos animais domésticos e domesticados: “o promover um trabalho de controle da população animal e sensibilização, a proposta deste projeto caracteriza-se, sobretudo, como ato de amor e de responsabilidade, uma vez que interrompe o ciclo de sofrimento, abandono, fome e maus-tratos à animais e a consequente repercussão negativa desses atos”, finaliza.

Essa é uma postagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES
#Itapemirim #implanta #programa #permanente #castração #animais #abandonados
Itapemirim implanta programa permanente de castração de animais abandonados

Fonte: Portal Oficial da Prefeitura de Itapemirim

Para mais informações sobre Itapemirim implanta programa permanente de castração de animais abandonados siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece em Itapemirim. No Capixaba News você sempre recebe as notícias em primeira mão!

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas