24.5 C
Itapemirim
quinta-feira 25 abril 2024

Itapemirim/ES – Itapemirim: Rota do turismo gastronômico em que o Atum é o ingrediente principal

ItapemirimItapemirim/ES - Itapemirim: Rota do turismo gastronômico em que o Atum é o ingrediente principal


Itapemirim: Rota do turismo gastronmico em que o Atum o ingrediente principal

O pescado, que tambm produto de exportao, pode ser consumido em uma centena de receitas e composies.

Itapemirim se consolida como rota do turismo gastronômico capixaba. Na mesa, o ingrediente principal, o Atum, que pode ser servido em mais de uma centena de receitas. Em meio a um cardápio tão variado é possível degustar pratos clássicos como o Atum no rolete, ao Imperador, grelhado ou a linguiça de atum, dentre tantas outra receitas feitas com o pescado.

Dotado com raras belezas naturais, históricas e localizado entre as montanhas e o mar, onde o Atum é pescado em águas profundas, o município entra de vez no roteiro turístico capixaba e nacional. Além de compor a mesa para turistas, visitantes e moradores, a produção pesqueira também é produto de exportação, além de abastecer o mercado interno.

Em média, segundo dados estatísticos, Itapemirim produz entre 2 e 3 mil toneladas de Atum por ano. O pescado também pode ser servido de diferentes maneiras como em estrogonofe, medalhão, torta, saladas, fritadas e conservas de Atum.

A pesca do Atum e a sua relação histórica com a cidade virou até motivo para criação de uma receita bem original. “O Atum ao Imperador é um prato que foi criado justamente para homenagear a pesca bem como a visita Imperial à Itapemirim em 1860”, conta o chef Hamilton Martins do Amaral Júnior.

O Festival de Atum, durante o qual muitos dos pratos são apresentados, promove a cidade como um destino turístico, gastronômico e cultural, com a valorização da pesca, uma das mais importantes atividades geradoras de renda para o município.

“Nós estamos programando a realização do Festival de Atum para o início de janeiro de 2022. Na ocasião, são apresentadas as delícias gastronômicas feitas a partir do pescado”, antecipa o secretário municipal de Turismo, Wilson Viana Neto.

Mas engana-se quem pensa que já acabaram as receitas do pescado, que também pode ser servido assado, como churrasco, filet com abacaxi, quibe, pastel, pizza, espetinho com pimentões, além de arroz de atum, massa com atum desfiado e também lasanha de Atum.

A maioria dos cardápios também pode ser encontrado na rede de restaurantes do município do Litoral Sul capixaba.

Distribuição Imprensa – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES

Fonte: Prefeitura de Itapemirim

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas