24 de agosto de 2025
InternacionalIsrael decide deportar ativista Thiago Ávila após greve de fome.

Israel decide deportar ativista Thiago Ávila após greve de fome.

Ativista Brasileiro Sob Risco de Deportação de Israel: Thiago Ávila Entra em Greve de Fome

O ativista brasileiro Thiago Ávila, de 38 anos, corre o risco de ser deportado de Israel até esta quinta-feira, 12 de outubro, em um caso que gerou repercussão mundial e foi considerado crime de guerra pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do Brasil. Após ser preso em águas internacionais enquanto integrava a Flotilha da Liberdade – uma missão humanitária destinada a levar alimentos e medicamentos à Faixa de Gaza – Ávila iniciou uma greve de fome na noite de ontem, em protesto contra o que considera ser uma detenção ilegal e um sequestro por parte das autoridades israelenses.

As autoridades israelenses decidiram pela deportação de Thiago e demais ativistas após uma audiência realizada pelo tribunal local, apesar de argumentos da defesa enfatizando que seus clientes não cometeram nenhum crime. A família de Ávila confirmou a decisão e, até o momento, não teve a oportunidade de se reunir pessoalmente com o ativista. A esposa de Thiago, Lara Souza, afirmou que a Corte optou pela deportação, ignorando a legislação que requer a liberação em 72 horas após a detenção.

O relato ainda destaca que os outros oito ativistas detidos recebem a informação de um banimento de 100 anos de Israel. Diferentemente do que ocorreu com a ambientalista sueca Greta Thunberg, que foi deportada rapidamente após assinar um documento reconhecendo uma infração, Thiago se recusa a assumir culpa por tentar entrar no país, um posicionamento corroborado pela Flotilha da Liberdade Brasil, que o classifica como um preso político.

O governo brasileiro está monitorando a situação de Thiago, tendo afirmado que acompanha suas audiências e presta assistência ao ativista. O Itamaraty condenou a interceptação da embarcação em águas internacionais, reiterando que se trata de uma grave violação do direito internacional. A dependência da Faixa de Gaza por ajuda humanitária se agrava, uma vez que as Nações Unidas denunciou que Israel bloqueia a entrada de cerca de 6 mil caminhões com suprimentos para a região, afetando diretamente quase dois milhões de palestinos.

Nesse contexto, a Flotilha da Liberdade continua mobilizando apoio internacional, enquanto uma marcha global envolvendo ativistas de 51 países se prepara para partir do Egito até a fronteira com Gaza, na tentativa de denunciar o cerco humanitário imposto por Israel.

Agência Brasil

Um desenvolvimento contínuo a ser acompanhado, enquanto o universo de direitos humanos e ajuda humanitária clama por atenção em meio a um cenário que se torna cada vez mais complexo.

Israel decide deportar ativista Thiago Ávila que iniciou greve de fome

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Top 5

Confira Mais

Christensen, do Barcelona, se ausenta de treino após mal-estar e gera preocupação!

Elenco do Barcelona realiza treino leve após vitória sobre...

Polícia Civil e PM apreendem drogas e armas em Itapemirim; dois detidos

Polícia Civil do ES e PM apreendem drogas e...

Sombrinha celebra 50 anos de samba no Samba na Gamboa

50 anos de Sombrinha são celebrados no Samba na...

Governo do ES inicia consulta pública para Plano de Ciência e Inovação

Governo do Espírito Santo Realiza Consulta Pública para o...

PCES prende suspeitos de homicídio de adolescente em Vitória; crime é cruel e covarde

Polícia Civil do Espírito Santo conclui investigações sobre homicídio...

Brasil faz história e conquista prata inédita no Mundial de GR 2025

Brasil Conquista Medalha de Prata Inédita em Mundial de...

Pedri critica pênalti polêmico e compara com ‘caso Tchouaméni’ na vitória do Barça

Virada do Barcelona tem polêmica e brilho de Pedri No...

Xabi Alonso Elogia Franco Mastantuono e Destaca seu Impacto no Real Madrid

Xabi Alonso elogia Mastantuono antes de jogo contra o...

Real Madrid enfrenta pressão em Oviedo em busca de triunfo necessário na Liga!

Real Madrid Retorna ao Tartiere Após Décadas A expectativa é...
- Advertisement -spot_img