Guia ComercialIPCA-15 atinge 0,84% em fevereiro, refletindo alta em transportes.

IPCA-15 atinge 0,84% em fevereiro, refletindo alta em transportes.

IPCA-15 de fevereiro apresenta aumento expressivo, impulsionado pelo setor de transportes

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma alta de 0,84% em fevereiro de 2026, marcando uma elevação significativa em comparação ao índice de janeiro, que foi de apenas 0,20%. Este crescimento é refletido na acumulação de 1,04% em 2026, e 4,10% nos últimos 12 meses, uma diminuição frente aos 4,50% observados no período anterior. A comparação com fevereiro de 2025, que teve uma taxa de 1,23%, ressalta um cenário inflacionário em mudança.

Dos nove grupos analisados, o setor de Transportes foi o principal responsável pelo aumento, apresentando uma variação de 1,72% e contribuindo com 0,35 pontos percentuais para o índice geral. O impacto mais notável foi observado nas passagens aéreas, que subiram 11,64%, e nos combustíveis, com alta de 1,38%, incluindo aumentos no preço do etanol (2,51%) e da gasolina (1,30%). Já a energia elétrica teve um impacto negativo, com uma redução de 1,37%.

O grupo da Educação também teve destaque, com uma variação de 5,20% e uma contribuição de 0,32 pontos percentuais ao índice. Os reajustes de preços em cursos regulares, especialmente no início do ano letivo, foram significativos, com o ensino fundamental aumentando 8,07% e o ensino médio 8,19%.

Os dados coletados no período entre 15 de janeiro de 2026 e 12 de fevereiro de 2026 refletem a realidade de famílias com renda de até 40 salários-mínimos nas regiões metropolitanas de diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O IPCA-15, portanto, serve como um indicador importante para entender as mudanças no custo de vida e o comportamento da inflação no Brasil.

Em relação ao grupo de Alimentação e Bebidas, o aumento observado foi de 0,20%, com a alimentação no domicílio subindo apenas 0,09%. Produtos como o tomate tiveram aumento significativo de 10,09%, enquanto o arroz e o frango apresentaram quedas. Em Habitação, a taxa subiu 0,06%, principalmente por conta do aumento nas tarifas de água e esgoto, enquanto a energia elétrica teve queda.

Finalmente, os dados regionais mostram que a maior variação foi em São Paulo (1,09%), devido a aumentos em passagens aéreas e cursos regulares, enquanto Recife apresentou o menor índice (0,35%), sustentado por quedas em transporte por aplicativo e energia elétrica. Essa diversidade de variações regionais ilustra os diferentes impactos da inflação nas distintas áreas do país.

IPCA-15 foi de 0,84% em fevereiro

Portal IBGE

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES ganha primeiro investigador com formação em Negociação Policial

Polícia Civil do ES Forma Primeiro Oficial Investigador em...

FLII: Festival de Literatura Infantil do Governo do ES em Vitória nos dias 23 e 24

Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias (FLII) promete...

Cachoeiro celebra a Semana do Rei com apresentações de Robson Carlos nas escolas

A programação da Semana do Rei em Cachoeiro de...

Polícia Civil Flagrou Furto de Energia em Distribuidora de Bebidas na Serra

Polícia Civil Flagra Furto de Energia em Distribuidora de...

Planos do Liverpool para Senesi ameaçados pela disputa com Chelsea e Man Utd

Liverpool em busca de zagueiro: Marcos Senesi na mira O...

Flamengo vence Independiente Medellín por 4 a 1 e lidera grupo na Liberta

Flamengo brilha e goleia o Deportivo Independiente Medellín na...

Real Madrid reconsidera renovação de Carvajal para evitar novo erro com Modric

Real Madrid reconsidera permanência de Dani Carvajal O Real Madrid...

Cachoeiro realiza limpeza urbana em rodovia e no bairro Valão para bem-estar da população

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensifica as ações...

Polícia Civil prende homem suspeito de estupro de vulnerável em Sooretama

Polícia Civil do ES deflagra operação e prende suspeito...