Faltam Poucas Horas para Inscrições no Curso sobre Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro
As inscrições para o curso “Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana” terminam nesta terça-feira (1). Promovido pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso tem como objetivo capacitar servidores públicos em temas relacionados aos direitos de quilombolas, comunidades de terreiro e ciganos. Este curso está alinhado com as diretrizes do governo federal para a promoção da igualdade racial e social, abordando questões fundamentais para a valorização dessas comunidades historicamente marginalizadas.
Com uma carga horária de 20 horas e um total de 35 vagas disponíveis, a formação será realizada de forma online. As aulas têm início no dia 28 de julho e, ao final, os participantes receberão um certificado reconhecendo a conclusão do curso. O conteúdo abrange temas variados, como a relação entre cultura e identidade na constituição de direitos, a resistência das comunidades de terreiro e os impactos do racismo religioso e ambiental no Brasil. Também serão pesquisados marcos legais que reconhecem os direitos dessas populações e os conceitos de matriarcado e tradições de matriz africana.
Eloá Moraes, coordenadora-geral de Políticas para Comunidades Tradicionais do Ministério da Igualdade Racial, ressalta a importância do curso. “O curso de formação de gestores representa um compromisso do governo federal com a qualificação da gestão pública, visando à melhoria da prestação de serviços à população, com atenção especial a quilombolas, povos e comunidades tradicionais de terreiro e ciganos, historicamente vulnerabilizados pelo racismo institucional”, afirma.
Os interessados em participar da formação devem realizar suas inscrições diretamente no site da Enap até o final do dia. Esta iniciativa é uma oportunidade valiosa para profissionais do setor público aprimorarem suas competências e se tornarem agentes de mudança na promoção dos direitos e da inclusão das comunidades de matriz africana.
Inscrição para curso sobre direitos para população negra termina hoje
Fonte: Agencia Brasil.
Educação