As inscrições para a 25ª edição do Prêmio Grande Otelo, uma das principais honrarias do audiovisual brasileiro, estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de março. Os interessados devem acessar o site da Academia Brasileira de Cinema para mais informações sobre o regulamento. Este ano, o evento reintroduz a categoria Melhor Longa-metragem Comédia e estreia o prêmio de Melhor Montagem Documentário, abrindo espaço para diversas obras cinematográficas e séries nacionais lançadas entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026.
Para participar, filmes e séries que planejam estrear após o fechamento das inscrições precisam submeter uma carta de compromisso das distribuidoras ou canais exibidores, garantindo lançamento até o final de abril do mesmo ano. Durante o período de votação do primeiro turno, será necessário o envio de documentos que comprovem o lançamento.
A premiação distribuirá um total de 32 prêmios, incluindo categorias para longas-metragens, curtas-metragens e séries, com 31 produções sendo selecionadas por um júri composto por profissionais ligados à Academia Brasileira de Cinema (ABC). Adicionalmente, o Prêmio Grande Otelo de Melhor Filme será decidido por votação popular, envolvendo os cinco finalistas nas categorias de ficção, comédia e documentário.
A Academia Brasileira de Cinema, localizada no Rio de Janeiro, foi fundada em 20 de maio de 2002 visando não apenas a concessão deste prêmio, mas também o fortalecimento do setor audiovisual no Brasil. Desde 2020, é a única entidade habilitada a indicar produções brasileiras ao Oscar na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional, função atribuída pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences dos Estados Unidos. A Academia é presidida por Renata Almeida Magalhães, com um quadro de diretores que inclui nomes como Paulo Mendonça e Bárbara Paz.
Para mais detalhes sobre as inscrições e o processo de votação, visite o site da Academia Brasileira de Cinema.
Abertas inscrições para o Prêmio Grande Otelo
Educação

