ABDI Lança Programa Cooperativo com Investimento de R$ 16,9 Milhões para Fortalecer a Reciclagem no Brasil
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou, nesta terça-feira (6), um investimento de R$ 16,9 milhões para o lançamento do programa Coopera+, voltado para o fortalecimento da cadeia produtiva de materiais recicláveis. A iniciativa beneficiará 1,1 mil catadores do Distrito Federal, que integram 35 cooperativas. O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou que o programa busca fomentar a indústria da reciclagem, fundamental para a sustentabilidade em um contexto de desafios climáticos. Para ele, a ação representa um avanço significativo na transformação de resíduos em matéria-prima, essencial para a economia circular.
O investimento é destinado à aquisição de veículos e equipamentos, além de capacitação e consultoria para a industrialização do setor de reciclagem. Durante a cerimônia de lançamento, foram entregues 23 caminhões, 2 compactadores, 12 contêineres, sistemas de pesagem, empilhadeiras, prensas e esteiras, todos alinhados à proposta de aumentar a produtividade da cadeia. A ABDI prevê que, com essa nova estrutura, a eficiência na coleta seletiva, triagem e tratamento de resíduos recicláveis poderá aumentar em até 30%, além de proporcionar um crescimento de 20% na renda dos catadores.
A diretora da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop), Aline Sousa, ressaltou a dificuldade em estruturar a reciclagem no Brasil e valorizou o investimento da ABDI como um passo importante para viabilizar o segmento. "A reciclagem não é barata, ela precisa ser viabilizada", afirmou.
O programa Coopera+ foi projetado com um modelo replicável em todo o país, alinhando-se igualmente com os objetivos da Nova Indústria Brasil, política pública lançada pelo governo federal em janeiro de 2024. A diretora de sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida, destacou que a iniciativa busca reduzir a exploração dos recursos naturais e transformar o lixo em fonte de renda para as famílias envolvidas no setor.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, frisou a relevância do cooperativismo no fortalecimento das cooperativas, afirmando que as ações agregam valor aos trabalhos realizados por catadores. Durante a cerimônia, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, convidou a ABDI a integrar o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), além de participar do programa Pró-Catadores, reforçando a importância do apoio governamental na estruturação da cadeia produtiva de reciclagem.
Indústria investe no fortalecimento de cooperativas de coleta seletiva
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente