Governo ESIJSN lança índice para medir desenvolvimento regional do Espírito Santo

IJSN lança índice para medir desenvolvimento regional do Espírito Santo


O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS) do Espírito Santo. O indicador medirá as desigualdades sociais existentes entre as microrregiões capixabas, permitindo melhor distribuição do investimento público e a promoção do crescimento equilibrado em todo o Estado.

O IDRS faz parte das entregas do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS-ES), realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Desde o mês de junho, o indicador está sendo apresentado, em reuniões presenciais, aos integrantes dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), das microrregiões capixabas.

“O IDRS será um instrumento valioso para gestores estaduais e municipais no planejamento das políticas públicas a serem adotadas. Ele foi desenvolvido e disponibilizado por microrregião e para o Estado do Espírito Santo”, explicou a diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenadora geral do Projeto DRS, Latussa Laranja.

IDRS02

“Trata-se de um indicador sintético com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão. O objetivo é medir as desigualdades sociais e regionais com vistas à promoção da equidade, a distribuição dos investimentos e dos benefícios econômicos e sociais de maneira equilibrada e sustentável. Toda essa informação está em um painel interativo, disponibilizado no site do Projeto DRS, e pode ser acessada por gestores, pesquisadores e o próprio cidadão”, completou Latussa Laranja.

A coordenadora de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves, Letícia Furtado, explicou a metodologia utilizada para a elaboração do IDRS e os critérios de seleção dos indicadores apresentados.

“O índice é composto por cinco dimensões: Econômico, Ambiental, Territorial, Social e Gestão Pública. Desde 2019, iniciamos as análises para construção dos índices e indicadores que tiveram como base as informações provenientes das reuniões e debates dos CDRS. Como critério para a seleção dos indicadores, procuramos utilizar dados contínuos, municipais, extraídos de fontes de dados confiáveis e com periodicidade anual”, afirmou Letícia Furtado.

IDRS01

Para saber mais detalhes e conhecer o painel interativo do Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS), clique aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Inter de Milão pressiona Barcelona por troca: Olmo e Torres em jogo por Bastoni!

Inter de Milão e Barcelona: Negociações por Alessandro Bastoni...

Polícia Civil prende homem em Aracruz por tentativa de feminicídio e descumprimento de medida protetiva

Homem é preso em Aracruz por descumprimento de medida...

MS recebe R$ 900 mil para combater Chikungunya em Dourados

Governo libera R$ 900 mil para combate ao Chikungunya...

Defesa Civil remove balão que caiu em casa e causou incêndio em SP

Queda de balão em Carapicuíba causa incêndio em residência...

Rodri em xeque: Manchester City pausa renovação e pode liberar ao Real Madrid!

Rodri em Rota de Saída do Manchester City com...

Marataízes comemora Dia D de vacinação contra a gripe com Zé Gotinha

Marataízes dá início à Campanha de Vacinação Contra a...

Polícia Civil e Militar apreendem armas e drogas em operação em Guaçuí

Polícia Civil e Militar realizam operação em Guaçuí e...

Incaper avança em planejamento estratégico com apoio do Governo do ES

Incaper Avança na Construção do Planejamento Estratégico 2026–2030 com...

Curso de Operador de Escavadeira em Marataízes para Agricultores

Marataízes Lança Curso em Parceria com SENAR e Governo...