InternacionalHistoriadora diz que Israel deve lutar por democracia e paz urgente

Historiadora diz que Israel deve lutar por democracia e paz urgente

Fania Oz-Salzberger: Um Caminho Difícil para a Paz entre Israel e Hamas

A historiadora e escritora israelense Fania Oz-Salzberger conversou sobre as complexas nuances do recente cessar-fogo entre Israel e Hamas. A pesquisadora, filha do renomado romancista Amós Oz e crítica de longa data do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, ressalta que, embora o cessar-fogo represente um momento de esperança, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a paz duradoura na região. Em entrevista à TV Brasil, Oz-Salzberger destacou que o papel dos movimentos da sociedade civil é essencial na busca por uma democracia sólida e por um futuro pacífico, e sobre como essas iniciativas são a “melhor notícia” em um cenário marcado por tensões extremas.

Participando da 4ª edição do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, a historiadora expressou otimismo em relação à importância da participação cívica, comparando os esforços da sociedade civil israelense à luta pela democracia vivida no Brasil. “Preservar a democracia é vital”, enfatizou, aos 66 anos de idade, somando sua voz àquelas que clamam por melhores condições de vida e coexistência pacífica entre israelenses e palestinos.

Ao criticar o governo de Netanyahu, Oz-Salzberger o descreveu como o “pior que Israel já teve”, referindo-se ao caráter da coalizão predominantemente de direita que se estabeleceu sob sua liderança. De acordo com a historiadora, a desconfiança nas promessas do governo é palpável, especialmente entre as famílias dos reféns sequestrados pelo Hamas. “Não se pode confiar nele para nada”, afirmou, fazendo eco às preocupações de muitos israelenses.

A Importância do Cessar-Fogo e da Ajuda Humanitária

A historiadora expressou esperanças de que o atual cessar-fogo se mantenha, permitindo que a ajuda humanitária alcance Gaza, o que ela considera “excelente”. Contudo, ressaltou a importância de se receber os corpos de reféns que foram assassinados durante o conflito, destacando a necessidade de ações concretas que possam permitir um passo significativo rumo à paz.

“O acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos pode ter impactos no pleito eleitoral que se aproxima em Israel”, comentou, aos mesmos tempo em que levantou preocupações sobre possíveis tentativas de adiar as eleições por Netanyahu, sob alegações de emergência. “Estamos preparados para defender as próximas eleições, que são cruciais”, afirmou ao sinalizar as pesquisas que indicam uma possível derrota do primeiro-ministro.

Convivência e Traumas

Oz-Salzberger também abordou a difícil convivência entre israelenses e palestinos, marcada por traumas de ambos os lados. Para ela, a solução ideal passa pela criação de dois Estados independentes que coexistam pacificamente. A historiadora afirmou que, se um governo palestino moderado surgisse com apoio internacional, isso poderia iniciar um novo capítulo na longa busca por uma paz estável na região.

No entanto, ela também expressou preocupações sobre a radicalização e a recusa em conceder direitos iguais às minorias em Israel, um aspecto que, segundo ela, abala profundamente os pilares democráticos do país.

Confira a entrevista completa de Fania Oz-Salzberger na TV Brasil.

(Crédito das imagens: Agência Brasil)

Sociedade israelense precisa lutar pela democracia, diz historiadora

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Mudança de endereço da Semdec em Cachoeiro interrompe atendimento dias 20 e 21

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim comunicou que a...

Planalto vence Realidade Jovem e se aproxima da final do A3

Planalto vence Realidade Jovem e dá passo importante rumo...

Inter empata com Remo e se afasta da zona de rebaixamento

Internacional Empata com Remo e SAI do Z-4 no...

Participe da Consulta Pública e ajude a definir prioridades para Anchieta 2027

A Prefeitura de Anchieta está incentivando a participação da...

Prefeitura de Cachoeiro realiza serviços de limpeza e retirada de entulhos nas ruas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou suas ações...

Petrobras descobre petróleo no poço Morpho, na Margem Equatorial

Petrobras Descobre Petróleo na Margem Equatorial: Oportunidades e Desafios A...

Flávio Dino afasta presidente do TCE-MA por 180 dias

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Praça Mestre Valentim transforma São Mateus e valoriza cultura em Anchieta

As obras de adequação e construção da Praça da...

Espírito Santo registra 403 candidatos a deputado estadual e 135 a federal em 2023

O registro de candidaturas para as eleições de outubro...