O arquiteto Henrique Osvaldo Vivácqua Campos foi eleito o Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2025, em votação realizada no Auditório Marília Mignoni, no Palácio Bernardino Monteiro, na última quarta-feira (7). Conhecido por sua contribuição significativa à arquitetura e urbanismo, Henrique superou a Desembargadora Marianne Júdice de Mattos na disputa. A eleição respeitou rigorosamente o decreto Nº 24.451/2014, que regulamenta a entrega de homenagens em Cachoeiro de Itapemirim.
Henrique, nascido em 16 de janeiro de 1939, é filho de Aristides Campos e Margarida Vivacqua Campos. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele complementou sua formação com um curso de Planejamento Urbano na New York University. Seu percurso profissional incluiu importantes cargos, como Arquiteto da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais e Diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIBH em Belo Horizonte, além de ser Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG.
O título, criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962), é concedido anualmente a cidadãos de Cachoeiro que se destacam em suas atividades fora da cidade. Henrique será homenageado em junho, durante a Festa de Cachoeiro, um evento tradicional que celebra a cultura local. Com essa distinção, ele se une a um grupo seleto de cachoeirenses ilustres que, apesar de residirem em outros lugares, continuam a promover e representar a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Foto: Divulgação/PMCI
Henrique Vivácqua Campos é eleito Cachoeirense Ausente N° 1 de 2025 – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES