Ministro da Fazenda Anuncia Desoneração de Data Centers em Busca de Investimentos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira (5) a intenção do governo de acelerar a desoneração de bens de capital, como máquinas e equipamentos usados na produção de centros de dados, conhecidos como data centers. Haddad está em viagem à Califórnia com o objetivo de atrair investimentos para o setor, que é considerado estratégico para a economia digital do Brasil. Durante sua participação em uma conferência no Instituto Milken, uma organização que promove debates econômicos e políticos, o ministro explicou que a desoneração será antecipada como parte do futuro Plano Nacional de Data Centers (Redata), que visa captar até R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década.
Haddad destacou que essa medida permitirá que todos os investimentos no setor sejam desonerados, assim como a exportação de serviços oriundos desses centros. O ministro também anunciou que, nas próximas semanas, o governo enviará ao Congresso um projeto de lei ou medida provisória que isentará de tributos federais os bens de capital vinculados à tecnologia da informação para data centers. Isso incluirá isenções para a exportação de serviços, sendo um passo fundamental para a modernização e ampliação do setor no Brasil.
Para incentivar investidores, o governo ressaltou a importância das energias renováveis na matriz energética brasileira, que contribui para a redução das emissões de carbono associadas aos data centers. "Queremos que a economia digital no Brasil seja simultaneamente digital e verde", afirmou Haddad. Ele também mencionou as discussões sobre um novo Marco Legal dos Data Centers, reconhecendo que ainda existem desafios em relação a direitos autorais e concorrência, mas acreditando que o Congresso está alinhado com as necessidades do setor.
Em sua apresentação, Haddad falou sobre as perspectivas econômicas do Brasil, afirmando que o país pode convencer investidores estrangeiros de que, até o final do governo atual, a economia terá um crescimento de pelo menos 3% ao ano. Segundo ele, o investimento privado está em ascensão, principalmente nas áreas de infraestrutura e reindustrialização, e o aprimoramento da legislação sobre concessões e parcerias público-privadas é vital para atrair mais recursos ao país.
Fonte: Ministério da Fazenda
Haddad anuncia que pretende acelerar desoneração de data centers
Fonte: Agencia Brasil.
Economia