A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, deu início ao Grupo Hiperdia, uma iniciativa voltada ao acompanhamento de moradores da comunidade e do bairro Otto Marins que sofrem com hipertensão e diabetes. Os encontros, realizados às segundas e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, no Centro de Convivência do Zumbi, são acessíveis a todos os pacientes cadastrados no Hiperdia e interessados em receber informações.
Durante as atividades, os participantes têm seus níveis de pressão arterial e glicemia monitorados, além de realizarem exercícios como alongamento e caminhada. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para atendimento médico ou nutricional. As sessões também proporcionam orientações sobre saúde, prevenção de complicações e dicas de autocuidado, todas conduzidas por uma equipe de profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e nutricionistas.
O primeiro encontro, realizado no dia 14 deste mês, contou com a presença de 40 pacientes, evidenciando o engajamento da comunidade e a importância do acompanhamento para a manutenção da saúde. O Grupo Hiperdia é uma ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, disponível em diversas comunidades da cidade. O objetivo é proporcionar um melhor acompanhamento aos pacientes, promovendo uma menor incidência de complicações e maior qualidade de vida. Os interessados podem obter mais informações através das agentes de saúde em seus bairros.
Foto: Márcia Leal/PMCI.
Grupo Hiperdia leva informação e suporte a moradores do Zumbi e Otto Marins – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES