Governo ESGoverno entrega 25 mil chromebooks para alunos da EJA e inaugura ‘Sala...

Governo entrega 25 mil chromebooks para alunos da EJA e inaugura ‘Sala de Inovação e Experimentação’


O Governo do Estado iniciou a entrega dos 25 mil chromebooks para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação faz parte da distribuição de 60 mil equipamentos para estudantes da Rede Estadual, iniciada no ano passado. O ato solene ocorreu na manhã desta segunda-feira (07) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mário Gurgel, em Vila Velha, com a presença do governador Renato Casagrande. Na ocasião, foi inaugurada a Sala de Inovação e Experimentação, um espaço voltado ao uso da tecnologia e à inovação.

Ao todo, o Governo do Estado está investindo R$ 144.769.800,00 na distribuição de 60 mil chromebooks para estudantes da Rede Estadual. A ação faz parte da política de ampliação do uso de tecnologia e inovação nos processos educativos das escolas estaduais. Além do corpo discente, o Estado concedeu um benefício de R$ 5 mil aos professores para aquisição de computadores, além de uma ajuda de custo mensal para apoio à contratação do plano de internet.

A “Sala de Inovação e Experimentação” é uma ação da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Google, e visa a possibilitar aos professores e estudantes a imersão no uso de tecnologias e suas metodologias, por meio da investigação, aprendizagem maker e programação com arduino. Para isso, as salas serão equipadas com kits de arduino, impressora 3D, equipamentos de áudio e vídeo, além de internet sem fio (Wi-Fi).

“Estamos aqui completando a entrega dos 60 mil chromebooks para nossos alunos, fazendo uma escola do futuro no presente. Também estamos investindo na criação da ‘Sala de Inovação e Experimentação’. Neste primeiro momento, são duas no Estado, sendo que uma delas está aqui na Escola Mário Gurgel, na Região 5 de Vila Velha. Os alunos e professores poderão usufruir desse espaço. Afinal, a educação é o pilar mais importante do nosso governo”, destacou o governador Casagrande.

De acordo com a Sedu, os professores serão contemplados com formação para elaborarem suas aulas, utilizando estratégias como o ensino híbrido, aprendizagem por projetos, por investigação, aprendizagem maker e programação com arduino. Outra unidade contemplada com a “Sala de Inovação e Experimentação” foi o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Doutor Agesandro da Costa Pereira, localizado em Vitória.

“Estamos iniciando a semana celebrando duas entregas que farão a diferença para os nossos estudantes. E isso é muito gratificante. Primeiro, a entrega de 25 mil chromebooks dos 60 mil que compramos no ano passado. Esses equipamentos, em específico, são para os alunos da EJA. E segundo, a entrega de uma sala voltada para a prática de inovação e experimentação, aberta para os professores que desejam realizar um trabalho diferenciado, inclusive com o uso desses chromebooks”, explicou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou da solenidade e falou sobre a importância de mais esse investimento na educação. “Gosto sempre de citar uma frase de Paulo Freire [educador e filósofo brasileiro]: ‘A educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”. Com esse olhar social, o Governo está transformando a educação, fazendo importantes entregas mesmo durante essa pandemia. Isso só é possível quando se tem sensibilidade e empatia”, pontuou.

Também estiveram presentes o deputado federal Neucimar Fraga; o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino; além de vereadores e lideranças locais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br 

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES prende suspeito de tentativa de homicídio em Aracruz

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão em...

Testes Rápidos de Saúde Agora Disponíveis na Triagem das Unidades em Anchieta

Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites...

Barcelona busca Haaland: Víctor Font negocia prioridade de compra com City!

Bastidores quentes no Barcelona: Eleições presidenciais e busca por...

Lançamento do 2º Prêmio de Comunicação Pública do Governo do ES nesta quinta-feira

Lançamento do Prêmio da Imprensa Oficial Reconhece Projetos de...

Cachoeiro celebra emancipação com visitas guiadas e exposições culturais especiais

Em comemoração ao aniversário de emancipação política de Cachoeiro...

Polícia Civil e PM realizam operação contra tráfico e violência em Boa Esperança

Polícia Civil realiza operação em Boa Esperança visando combate...

Messias Donato deixa o Republicanos e se junta ao União Progressista na Câmara

O deputado federal Messias Donato anunciou sua filiação ao...

Caminhada Ecológica em Cachoeiro marca o Dia Mundial da Água no Itabira

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Países autorizam liberação de petróleo para conter impacto da guerra no Irã

AIE Libera 400 Milhões de Barris para Estabilizar Preços...