26 de agosto de 2025
Governo ESGoverno do Estado vai revogar aumento da alíquota de ICMS que entraria...

Governo do Estado vai revogar aumento da alíquota de ICMS que entraria em vigor em 2024


O Governo do Estado vai encaminhar à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei que revoga o aumento da alíquota modal do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passaria a valer em abril de 2024. Com isso, a alíquota de referência de ICMS no Estado continuará sendo de 17%, o menor percentual entre os estados da Região Sudeste.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta terça-feira (19). O governador explicou que a medida foi tomada diante do texto final da Reforma Tributária, que suprimiu o artigo que havia motivado o Espírito Santo a acompanhar os demais Estados e aumentar a alíquota para 19,5% a partir de 2024.

O artigo que foi retirado da reforma estabelecia a receita média no período de 2024 a 2028 como referência para calcular as participações de cada Estado na arrecadação do futuro imposto IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ICMS. Com o movimento generalizado dos Estados para aumentarem suas alíquotas, e diante do risco iminente de perda em sua arrecadação, o Estado aderiu ao reajuste, que agora será revogado.

“Com a mudança no texto da Reforma, não temos mais a ameaça da perda de receitas. Por isso, não temos mais motivo para seguir com o aumento da alíquota do ICMS – que era uma decisão não por conta do desequilíbrio das atuais contas públicas, mas sim uma proteção para o futuro do Estado. Como os deputados nos ajudaram com a aprovação desse tema, que era uma medida impopular, nada mais justo que tomarmos juntos agora a decisão de reduzir o ICMS”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, explicou que a revogação entrará em vigor assim que for aprovada. “Como o governador frisou, tomamos uma medida preventiva ao aumentar a alíquota modal do ICMS, para resguardar as receitas e a capacidade de investimento do Estado. Como a retirada do artigo 131, que estabelecia a média de 2024 a 2028 como critério, e a definição de que haverá a edição de uma Lei Complementar, esperamos que essa regra seja definida de forma mais racional e assertiva, evitando essa disputa entre os Estados”, destacou.

“A decisão do Governo vai na direção de algo que sempre tem nos movido, que é a responsabilidade. Na vida é muito importante que a gente tenha humildade para dar um passo atrás à medida em que a realidade se impôs com outro formato. Ou seja, o Espírito Santo passa a ser, a partir da decisão do governador, da Assembleia Legislativa, o estado da região Sudeste com a menor alíquota de ICMS. Foi uma decisão acertada e que nos fará seguir com essa responsabilidade, trabalhando para o nosso Estado continuar sendo competitivo, gerando emprego, trabalho e oportunidade”, comentou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, afirmou que espera votar a revogação já na sessão desta sexta-feira (22). “Inicialmente votamos uma medida responsável para proteger as finanças do Estado, e agora, com a retirada do artigo 131, vamos votar uma nova medida, garantindo maior competitividade para o Espírito Santo, que terá a menor alíquota na Região Sudeste”, destacou o parlamentar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Marataízes promove palestra sobre violência contra a mulher em agosto

Marataízes Realiza Encontro em Comemoração ao Agosto Lilás Na última...

Betis em alerta: Manchester United decide futuro de Antony em negociações cruciais!

Real Betis Intensifica Negociações por Antony O Real Betis está...

Polícia Civil de Guaçuí prende quatro suspeitos por tráfico, roubo e violência

Polícia Civil do ES Realiza Operação em Guaçuí e...

Anchieta destaca a importância da Educação Infantil para o futuro das crianças

Nesta segunda-feira, o Brasil comemora o Dia da Educação...

Liverpool considera Rodrygo como alternativa caso Isak não venha para Anfield

Liverpool em Busca de Reforço no Ataque O Liverpool está...

Anchieta promove 1ª Conferência Municipal Intersetorial de Direitos Humanos

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Anchieta...

Homem é preso em Guarapari por abuso sexual contra enteada de 4 anos

Polícia Civil do Espírito Santo Autua Suspeito de Abuso...

Governo do ES e Prefeitura inauguram obra de adaptação climática em Vila Velha

Governador Renato Casagrande Inaugura Pavimentação da Avenida Transamazônica em...

Atendimento odontológico domiciliar é iniciado em Cachoeiro para pacientes com mobilidade reduzida

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...
- Advertisement -spot_img