18.6 C
Itapemirim
sábado 20 julho 2024

Governo do Estado promove aula magna da UniversidadES

Governo ESGoverno do Estado promove aula magna da UniversidadES


Uma palestra magna realizada no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, marcou o início das atividades do Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES). O evento ocorrido na tarde desta segunda-feira (21) teve ainda a autorização do repasse de recursos, por meio do Fundo Cidades, para a estruturação de polos presenciais da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

Em sua fala, o governador do Estado, Renato Casagrande, falou sobre a criação do UniversidadES. “Eu e o secretário Tyago [Hoffmann, de Inovação e Desenvolvimento] pensávamos na nossa universidade estadual e no formato que seria. Criamos esse modelo moderno, flexível e que permite ficarmos com nossa rede de escolas técnicas. Para que mais pessoas possam fazer sua graduação e estejam mais preparadas para os desafios.. O sistema UniversidadES é a reafirmação do nosso compromisso com a Educação no Espírito Santo”, afirmou.

“Quando fui para a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) há um ano atrás, o governador me desafiou a colocar de pé este projeto, que começamos lá em 2018, ainda na equipe de transição. Hoje, com muito orgulho, podemos dizer que o modelo da universidade estadual do Espírito Santo está de pé e funcionando. Demos o pontapé inicial deste que não é um produto de governo, mas sim da sociedade capixaba. É algo que a sociedade capixaba clamava”, contou Tyago Hoffmann.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento destaca que o sistema foi concebido ainda para reduzir as desigualdades sociais e também regionais. “Com a UniversidadES, estamos garantindo acesso a estes cursos também aos moradores do interior do Estado, democratizando o acesso ao Ensino Superior e transformando a vida dos capixabas a médio e longo prazo”, completou.

O tema da palestra magna foi “Educação Híbrida e MOOCs: Democratização da Educação”, conduzida pela professora doutora Vanessa Battestin, titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A professora compartilhou seu conhecimento em inovação nas novas formas de aprendizagem e em educação a distância, destacando como este formato de ensino é um caminho viável e inexorável para criar condições de acesso ao ensino, seja na formação inicial seja na formação ao longo da vida, inclusive no que diz respeito a requalificação.

Battestin destacou ainda os cursos online, abertos e massivos, os MOOCs (do inglês Massive Open Online Course), neste contexto, que são cursos considerados como de “autoestudo”, ou seja, cursos com acesso livre a qualquer pessoa, sem exigência prévia de escolaridade ou processo seletivo.

Mais investimentos

Durante o evento, o governador Renato Casagrande autorizou a transferência de recursos provenientes do Fundo Cidades para serem aplicados na aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários destinados aos polos da Universidade Aberta do Brasil que recebem cursos no âmbito da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), do Sistema UniversidadES. Ao todo, serão destinados R$ 3,75 milhões para 25 municípios capixabas que pleitearam os recursos.

Cada um dos municípios contemplados receberá R$ 150 mil, a serem destinados de forma direta para os respectivos fundos municipais de investimentos. De acordo com o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel, a transferência de recursos por meio do Fundo Cidades reduz a burocracia, tornando mais célere a execução de obras e demais ações pelas prefeituras capixabas.

“Com o Fundo Cidades, o Governo do Estado está disponibilizando recursos para todos os 78 municípios, para que elaborem suas carteiras de projetos e invistam em infraestrutura e aquisição de equipamentos. Assim, fazemos o Espírito Santo crescer de forma sistêmica”, comentou Gilson Daniel, citando que o sistema UniversidadES integra a carteira de projetos estratégicos do Governo do Estado, cujo gerenciamento é feito pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Também durante o evento, foi anunciada a expansão do Projeto Corte de Lovelace, cujo objetivo é levar o ensino de programação e robótica para meninas do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas estaduais do Espírito Santo. O nome do projeto faz referência à Condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo.

Atualmente, o projeto atende prioritariamente meninas em situação de risco social, numa parceria do Ifes com o Programa Agenda Mulher, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado. Agora, o Corte de Lovelace passa agora a atender todo o Espírito Santo, com três ciclos de ofertas de cursos híbridos por ano, totalizando nove polos atendidos no ano. Serão 40 vagas para cada localidade, num total de 360 vagas/ano.

Os cursos contemplam ainda um estágio dirigido para os alunos que alcançarem melhores desempenhos. Trata-se de um programa gamificado, em que a pessoa adquire títulos na medida em que avança no curso. Também serão ofertadas 20 vagas para capacitar professores a serem multiplicadores da metodologia.

Estiveram presentes no evento a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner; os prefeitos Wanzete Kruger (Domingos Martins), André Sampaio (Montanha), Paulo Cola (Piúma), Antônio Galhano (Bom Jesus do Norte) e Lastênio Cardoso (Baixo Guandu); além de dirigentes de órgãos e autarquias.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Vagas abertas

Estão abertas as inscrições para 600 vagas em cursos de pós-graduação do Sistema Universidade do Espírito Santo, a UniversidadES. As oportunidades estão divididas em dois editais, lançados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), integrando as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

Os cursos ofertados são de pós-graduação Lato Sensu em “Gestão Pública”; “Educação: Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental” e “Educação em Direitos Humanos”.

Os editais e informações para inscrições estão disponíveis no site www.universidades.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

 

 

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas