24 de outubro de 2025
Governo ESGoverno do ES registra aumento de 57% em transplantes de córneas em...

Governo do ES registra aumento de 57% em transplantes de córneas em setembro

Setembro Verde: Espírito Santo Registra Crescimento de 57% nos Transplantes de Córneas em 2023

O Estado do Espírito Santo entra no mês da campanha “Setembro Verde” com um dado significativo: um aumento de 57% no número de transplantes de córneas em 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A campanha, que neste ano celebra sua 10ª edição, visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

De acordo com informações da Central Estadual de Transplantes (CET-ES), entre janeiro e julho de 2023, foram realizados 264 transplantes de córneas, enquanto no mesmo período de 2022 esse número foi de 167. O total de transplantes de córnea em 2023 já soma 323.

Os transplantes de córnea são fundamentais para restaurar a visão e aliviar a dor em casos de doenças severas ou lesões que afetam esse tecido ocular. O procedimento consiste na substituição da córnea danificada por um tecido saudável proveniente de um doador falecido.

A coordenadora da CET-ES, Maria Machado, destacou também um aumento nas notificações de morte encefálica, o que indica um fortalecimento da atuação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs). “Além do crescimento nos transplantes de córneas, observamos um incremento nas notificações de morte encefálica, o que demonstra um aprimoramento no trabalho dos profissionais envolvidos”, afirmou.

A CET-ES tem investido em capacitações e treinamentos para os profissionais de saúde que atuam nas CIHDOTTs, além de realizar sensibilização da sociedade em relação à doação de órgãos. A Central promove cursos voltados para o diagnóstico de morte encefálica, treinamentos sobre o processo de doação e gerenciamento de pacientes em lista de espera para transplante renal.

Além disso, a Central tem potencializado seu sistema de informações com a implementação do Sistema de Relatório de Doação de Órgãos e atualizações no Sistema de Notificação de Doador de Coração Parado. Essa iniciativa visa à regulação de exames de histocompatibilidade para doação de órgãos e medula óssea, com a utilização do sistema MV.

Como parte das ações do Setembro Verde, a CET-ES realizará o primeiro Fórum Regional nas regiões Norte, Central e Sul de Saúde, em parceria com as Superintendências de Saúde. Os fóruns têm como objetivo discutir a Política Nacional de Doação e Transplante de Órgãos, alcançando mais instituições e a sociedade em geral.

Vale ressaltar que a Lei Estadual 10.374/2015 determina o mês de setembro como o período de conscientização sobre a doação de órgãos no Espírito Santo, culminando no Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. A cor verde foi escolhida para representar a campanha, simbolizando saúde, esperança, renovação e vida.

Dados Adicionais

Conforme dados da CET-ES, de janeiro a julho de 2023, o Espírito Santo contabilizou 359 transplantes, incluindo órgãos sólidos e tecidos. Em 2022, no mesmo período, foram registrados 284 transplantes, e ao final do ano, o total foi de 510.

Em relação às doações de órgãos, a CET-ES informa que, entre janeiro e julho deste ano, foram feitas 201 notificações de morte encefálica, resultando em 117 entrevistas, com uma taxa de recusa familiar de 57%. No mesmo período de 2022, houve 188 notificações de morte encefálica e 103 entrevistas, com uma taxa de recusa familiar reduzida para 38%.

Atualmente, 2.640 pacientes estão inscritos em lista de espera para transplante, sendo que 7 aguardam por um coração, 1.525 por córneas, 41 por fígado e 1.067 por um transplante renal. É vital que as pessoas conversem com suas famílias sobre suas vontades em relação à doação de órgãos, pois essa decisão requer autorização familiar.

Parceria Sesa/CET e Defensoria Pública

Em uma iniciativa para aprimorar a doação de órgãos, a Secretaria da Saúde (Sesa) organizou um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública Estadual (DPES) em junho deste ano. O objetivo é fornecer suporte jurídico em casos que dificultam a autorização para doações.

O acordo permite a atuação da DPES em situações que exigem validação judicial, como doadores menores de idade ou familiares além do segundo grau desejando autorizar a doação. Assim, o Espírito Santo avança em sua Política Nacional de Transplantes.

Cronograma de Ações

Durante o mês de setembro, diversas atividades serão promovidas pela CET-ES e parceiros, voltadas à capacitação de profissionais de saúde e à divulgação da importância da doação de órgãos. Detalhes do cronograma podem ser acessados por meio do site da CET-ES. Para mais informações, acesse CET-ES.

Para conhecer a programação completa das atividades do “Setembro Verde”, acesse programação completa.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro oferece atendimento itinerante a microempreendedores na Feira Verde

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a Secretaria Municipal...

Makelelé aconselha Endrick: “Fique e conquiste seu espaço no Real Madrid!”

Ex-astro do Real Madrid indica caminho a Endrick Claude Makelelé,...

Anchieta registra 1.029 novas contratações e lidera geração de empregos em 2025

Anchieta vive um momento histórico em geração de empregos,...

IPCA-15 registra 0,18% em outubro, queda em relação ao mês anterior

IPCA-15 apresenta queda em outubro e reflete desaceleração nos...

Menor inflação de alimentos desde setembro de 2024: 6,26%

A desaceleração dos preços de alimentos e bebidas persistiu...

Polícia Civil do ES realiza prisão de suspeito de chacina em Vila Valério

Polícia Civil do ES realiza prisão em operação contra...

Prefeito de Cachoeiro antecipa salários em homenagem ao Dia do Servidor Público

Em Cachoeiro de Itapemirim, a próxima terça-feira (28) traz...

Chelsea estipula R$ 375 milhões para negociar Andrey Santos com o Manchester United

Andrey Santos pode deixar o Chelsea? O Manchester United está...

Lula busca adesão do Brasil à associação de países asiáticos Asean

Brasil busca adesão à ASEAN enquanto Lula se reúne...