Estudantes do CEET Vasco Coutinho Conhecem Bastidores da Comunicação no Espírito Santo
Na última sexta-feira (29), aproximadamente 40 estudantes do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho tiveram a oportunidade de uma experiência enriquecedora ao visitarem as instalações da TVE e da Rádio Espírito Santo. Os alunos, inscritos no curso de Rádio e Televisão, puderam observar de perto o mundo da produção de notícias, incluindo a captação de imagens, trabalho com Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o funcionamento da Central do VAR, além de explorarem um acervo de equipamentos históricos que ilustram a evolução das comunicações no Espírito Santo.
Durante a visita, os estudantes experimentaram a operação de diversos equipamentos de som e imagem e tiveram a chance de se colocar em frente às câmeras de televisão e microfones de rádio, simulando apresentações ao vivo. Essa imersão prática foi acompanhada pelo gerente de Jornalismo da TVE e da Espírito Santo FM, Rafael Paes Henriques, que enfatizou a importância de abrir as portas das emissoras aos futuros profissionais de comunicação.
“Receber os futuros profissionais da comunicação é muito importante para nós. Como emissora pública, também temos o papel de contribuir com o ensino e tornar visível a rotina para a qual esses estudantes estão se preparando. Isso ajuda as nossas emissoras a ficarem mais próximas de quem está chegando ao mercado. Vários egressos do Vasco Coutinho trabalham aqui”, declarou.
A coordenadora do curso de Rádio e Televisão, Janaína Lessa, aplaudiu a receptividade dos profissionais das emissoras. “Já viemos várias vezes com os estudantes e é sempre um momento especial. Eles participaram dos processos, simularam a apresentação de programas no estúdio e vivenciaram um pouco do mundo do trabalho”, afirmou.
Para a estudante Elizandra Franco, de 20 anos, a visita teve um impacto significativo. “Acompanho a TVE desde novinha, por causa da programação cultural da emissora, que é diferenciada. É muito legal ver como tudo funciona”, comentou a jovem, que nutre o sonho de se tornar repórter cultural.
Outra voz entusiasmada foi a do colega Marcelo Nobre, 37 anos. “A visita foi maravilhosa, é um mundo mágico. É muito interessante ver os bastidores. Quando se vê o resultado na tela, não se imagina todo o trabalho que existe por trás”, disse Marcelo, que já trabalha com produção de vídeos para a internet e reconheceu no curso técnico a possibilidade de ampliar seus conhecimentos.
Na próxima sexta-feira (05), as emissoras receberão a visita de estudantes de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), proporcionando a oportunidade de novas trocas de experiências no campo da comunicação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm
Fonte: Governo ES