Governador Renato Casagrande apresenta Plano de Investimentos Quinquenal da ES Gás
Na última quinta-feira (17), o governador do Estado, Renato Casagrande, participou da apresentação do Plano de Investimentos Quinquenal da ES Gás. A proposta, agora protocolada junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), prevê investimentos da ordem de R$ 1 bilhão até 2030, marcando um novo ciclo de crescimento na infraestrutura de gás no Estado.
Durante o evento, Casagrande destacou a decisão de privatizar a ES Gás como um passo acertado. “Escolhemos vender a ES Gás para trazer uma empresa com expertise, possibilitando o desenvolvimento do nosso Estado. Nossa legislação sobre o gás, que foi a primeira do País, demonstrou-se moderna e eficiente, complementada pelo trabalho da nossa agência reguladora, que opera de forma independente,” afirmou o governador. Além disso, Casagrande anunciou a intenção de adquirir ônibus adaptados para o biometano na renovação da frota de transporte público, e a redução da alíquota do ICMS do gás para as indústrias e para o GNV, em conformidade com as metas do programa ES Mais+Gás.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, também esteve presente e elogiou os resultados da privatização do setor. “O Espírito Santo evidencia, mais uma vez, sua capacidade de entregar resultados concretos. Em apenas um ano após a privatização, a ES Gás alcançou resultados significativos e projeta um investimento substancial,” comentou. Vidigal ressaltou ainda a importância da colaboração entre o Governo e o setor produtivo, ressaltando o papel da Federação das Indústrias na competitividade do Estado.
O plano da ES Gás é fundamentado em quatro pilares: descarbonização, segurança energética, competitividade e desenvolvimento regional. Entre as principais iniciativas estão a ampliação da rede de distribuição em 480 km, a inclusão de 92 mil novos consumidores e o atendimento a 30 novas indústrias, com expansão dos serviços para cinco municípios capixabas. Esta estratégia está alinhada com o programa estadual ES Mais+Gás, reafirmando o Espírito Santo como um referência nacional em energia.
Outro ponto notável do plano é a integração de quatro usinas de biometano à rede da concessionária. Este combustível renovável terá um papel fundamental na descarbonização, com a expectativa de reduzir a emissão de 900 mil toneladas de CO₂ por ano até 2030.
Christiane Menezes, subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, destacou a relevância do plano. “A ES Gás lançou um plano de cinco anos que visa não apenas modernizar e expandir a infraestrutura de distribuição de gás natural, mas também criar um ambiente mais atrativo para novos investimentos no Espírito Santo. A iniciativa promoverá a geração de empregos e diversificação da matriz energética, fortalecendo a economia capixaba,” afirmou.
Atualmente, a ES Gás atende mais de 84 mil consumidores nos setores residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico. Desde o início de 2023, a concessionária integra o Grupo Energisa, que investe fortemente na expansão da rede e na diversificação da matriz energética no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
Email: giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
Telefone: (27) 3636-9708
Email: comunicacao@sedes.es.gov.br
Fonte: Governo ES