25 de agosto de 2025
Governo ESGoverno do ES lança agência para atrair investimentos e ações climáticas

Governo do ES lança agência para atrair investimentos e ações climáticas

Governador do Espírito Santo Lança Iniciativas para Atração de Investimentos e Combate às Mudanças Climáticas nos EUA

Durante uma missão oficial nos Estados Unidos, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou três novas iniciativas destinadas a impulsionar a captação de investimentos e a reforçar as ações do governo no enfrentamento das mudanças climáticas. O anúncio foi realizado no evento Brazilian Regional Markets (BRM), ocorrido na tarde desta segunda-feira, 12, no Harvard Club de Nova York, organizado pela Apex Partners.

As iniciativas incluem a criação do "Invest-ES", um projeto focado na promoção das potencialidades econômicas do estado em contextos nacional e internacional; um programa de autossuficiência energética da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), com ênfase em energias renováveis; e uma chamada pública para escolha de gestores do Fundo de Descarbonização.

“Estamos apresentando o potencial do nosso Estado e nossas políticas públicas, além de fazer três lançamentos importantes", afirmou Casagrande. “Estamos criando o Invest-ES, uma estrutura para atração de investimentos externos, algo que outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo já implementaram. Também estamos lançando o Fundo de Descarbonização, com meio bilhão de reais destinados a financiar a transição energética no Espírito Santo, um feito inédito entre os estados brasileiros."

A proposta do Invest-ES será formalizada através de um projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) em breve. Estruturado como uma sociedade de propósito específico vinculada à Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), o Invest-ES adotará um modelo de serviço social autônomo e contará com uma equipe selecionada por meio de processo seletivo simplificado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com Sergio Vidigal, secretário de Estado de Desenvolvimento e membro da comitiva, a criação do Invest-ES é um passo estratégico que posicionará o Espírito Santo de forma mais competitiva. “Estamos estruturando uma agência moderna, com foco em resultados, para atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável", declarou.

Autossuficiência Energética da Cesan

Na manhã do mesmo dia, Casagrande apresentou o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) em um workshop do Fórum Internacional de Fundos Soberanos. Durante o evento, também foi divulgado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) destinado à estruturação de um projeto de autossuficiência energética da Cesan, utilizando fontes renováveis e aproveitando o potencial energético dos sistemas de água e esgoto.

O PMI, uma convocação para que empresas e consórcios apresentem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, terá um prazo de entrega de 120 dias a partir da publicação do edital. O projeto busca avaliar a viabilidade da instalação de turbinas geradoras e analisar possibilidades tecnológicas de geração de energia conectadas às unidades operacionais da Cesan.

Chamada Pública do Fundo de Descarbonização

Adicionalmente, durante o evento em Nova York, Casagrande anunciou a abertura de uma chamada pública para a seleção de uma empresa gestora responsável pela administração do Fundo de Descarbonização. Com um capital comprometido de R$ 500 milhões oriundos do Funses, o fundo terá o objetivo de financiar projetos que promovam a descarbonização da economia capixaba.

O edital, que está aberto a gestores de recursos de todo o Brasil, especifica que as propostas devem ser enviadas até 4 de junho. A seleção será feita em duas fases, com critérios que valorizam a experiência da equipe gestora e a aderência aos projetos de descarbonização.

Continuidade das Agendas

No dia seguinte, 13 de junho, o governador Casagrande participa do LIDE Brazil Investment Forum 2025, um evento voltado para impulsionar o diálogo e gerar negócios no âmbito de investimentos para o Brasil.

As informações apresentadas visam posicionar o Espírito Santo em consonância com as tendências globais de sustentabilidade e desenvolvimento econômico, além de aumentar a atratividade para investidores internos e externos.

Fonte: Governo ES

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro alerta sobre segurança no uso de pagamento por aproximação com cartões.

O pagamento por aproximação, que ganhou popularidade durante a...

Prefeitura de Piúma lança novo sistema para emissão de Nota Fiscal online

Prefeitura de Piúma implementa novo sistema para emissão de...

Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre venda ilegal de armas via app

Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Inquérito sobre Comércio...

SINE de Anchieta oferece 46 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira

O SINE de Anchieta está oferecendo 46 vagas de...

Andreas Pereira: da Europa ao Palmeiras, recordando sua trajetória no futebol global

Andreas Pereira tem negociação avançada com o Palmeiras Nos últimos...

Marataízes lança programa Contrata+Brasil para fortalecer empreendedores locais

Marataízes Adere ao Contrata+Brasil: Uma Nova Oportunidade para Microempreendedores Marataízes,...

Marataízes apoia a agricultura familiar com entrega de caminhão novo

Novo Veículo Fortalece Agricultura Familiar em Marataízes Marataízes, Espírito Santo...

Polícia Civil e Militar localizam adolescente desaparecida em Baixo Guandu

Polícia Civil do ES localiza adolescente desaparecida após ação...
- Advertisement -spot_img