Programa Sementes Destaca-se na ES Energia – Feira Capixaba de Transição e Inovação Energética
Com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o programa Sementes será um dos principais destaques da ES Energia – Feira Capixaba de Transição e Inovação Energética. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de maio de 2025, no Steffen Centro de Eventos, na Serra.
O programa Sementes será apresentado ao público como um modelo de ação que combina empreendedorismo e ações socioambientais, promovendo geração de renda e inovação sustentável no estado do Espírito Santo. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, enfatiza que o apoio da Secti ao evento e à iniciativa reflete a missão da secretária de fomentar políticas públicas que integrem ciência, meio ambiente e inovação.
“O programa Sementes demonstra como é viável conciliar projetos de inovação com sustentabilidade e impacto social. Apoiar essa iniciativa durante a ES Energia é reconhecer o papel fundamental do Espírito Santo na construção de um modelo de desenvolvimento mais verde e inclusivo”, afirmou Lamas.
O programa, que está na fase de seleção dos 50 projetos que participarão de um programa de aceleração de seis meses, oferece um aporte de R$ 100 mil para a execução de cada projeto. A presença na feira permitirá que o público conheça de forma detalhada as ações do programa, seu cronograma e os resultados esperados, que abrangem nove municípios capixabas: Colatina, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Baixo Guandu, Marilândia, Fundão, Serra e Aracruz.
De acordo com Bruno Lamas, iniciativas como o programa Sementes são essenciais para a visão da Secti de um estado que valoriza o conhecimento e a inovação, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente. “O Sementes é um exemplo vivo dessa visão”, destacou o secretário.
Programação da Feira
A ES Energia contará com uma ampla programação, que inclui palestras, exposições, desafios de inovação, atividades educativas e espaços de networking. A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser realizado através do link: Credenciamento ES Energia 2025.
As atividades da feira estão organizadas nas seguintes arenas:
Arena de Feira, Arena de Inovação e Arena de Interação e Economia Criativa
- Datas: 7 e 8 de maio de 2025
- Horário: das 9h às 19h
Abertura Oficial
- Data: 7 de maio de 2025
- Horário: das 9h às 10h
Programação – Primeiro Dia (7/05/2025)
- 10h às 11h: Palestra sobre fontes de energia sustentável, com o Prof. Pablo Lira – IJSN
- 11h às 12h: Mobilidade elétrica: o futuro do transporte, com Prof. Dr. Walbermark Marques dos Santos e Prof. Dr. Márcio Almeida Có
- 12h às 14h: Intervalo para Almoço
- 14h às 15h: Objetivos do desenvolvimento sustentável na transição energética, com Márcio Andrade Lima
- 15h às 16h: Palestra especial com FINDESLAB
- 16h às 18h: Painel Temático I sobre caminhos da transição energética, mediado por Bruno Lamas
Programação – Segundo Dia (8/05/2025)
- 9h às 10h: Mudanças climáticas e a matriz elétrica brasileira, com Eng. Ambiental Gabrielle Rossi
- 10h às 12h: Painel Temático II sobre iniciativas do segundo setor, mediado por Prof. Dr. Francisco Rapchan
- 12h às 14h: Intervalo para Almoço
- 14h às 15h: Matriz elétrica e energética e o cotidiano, com Prof. Dr. Luiz Fernando Schettino
- 15h às 17h: Painel Temático III sobre desafios acadêmicos na transição energética
- 17h às 18h: Inteligência Artificial no setor de energia, com Carlos Ramos – CEO da Vennx
Informações à Imprensa
Para mais informações, a imprensa pode contatar a Assessoria de Comunicação da Secti pelos seguintes canais:
- Bernardo Barbosa
- Telefone: (27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
- Email: comunicacao@secti.es.gov.br
Comunicação Sementes do Rio Doce
- Claudia Sabadini
- Telefone: (28) 99959-5145
- Email: sementesdoriodoce@secti.es.gov.br / claudia.sabadini@secti.es.gov.br
Fonte: Governo ES