23 de fevereiro de 2026
Governo ESGoverno do ES altera datas da Avaliação Diagnóstica 2026 para melhor planejamento

Governo do ES altera datas da Avaliação Diagnóstica 2026 para melhor planejamento

Alteração no Calendário da Avaliação Diagnóstica 2026: Sedu Reafirma Compromisso com o Planejamento Pedagógico

Na última quinta-feira, 19 de outubro, a Secretaria da Educação (Sedu) anunciou uma alteração no cronograma da Avaliação Diagnóstica 2026. O novo período de aplicação da avaliação será de 5 a 13 de março de 2024, em vez do início previsto para a próxima segunda-feira, 23 de outubro de 2023. Essa mudança visa assegurar condições adequadas para a organização e operacionalização do processo nas unidades escolares da Rede Pública Estadual.

O objetivo principal desse ajuste é proporcionar um tempo apropriado para que as escolas se preparem para a avaliação, promovendo uma execução mais eficiente. A Avaliação Diagnóstica abrange estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e é considerada uma das primeiras ações estratégicas do ano letivo.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, enfatizou que a Avaliação Diagnóstica é mais do que um simples instrumento de avaliação; trata-se de uma ferramenta fundamental para o direcionamento pedagógico. “Esse diagnóstico nos permite olhar com atenção para a realidade de cada escola e de cada estudante. Com essas informações, conseguimos elaborar ações mais eficazes, garantindo intervenções no tempo certo e promovendo a melhoria dos resultados educacionais da nossa rede. A mudança no calendário reforça a importância do uso pedagógico dos dados desde o início do ano letivo”, destacou Vitor de Angelo.

Conforme o secretário, o ajuste no período de aplicação permitirá que as escolas realizem a avaliação com mais tranquilidade, reforçando o compromisso da Sedu em utilizar os dados de forma qualificada para apoiar o aprendizado dos estudantes.

A gerente de Avaliação da Sedu, Bianca Silva Santana, informou que o instrumento será aplicado em um caderno único para cada ano ou série. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano), a avaliação ocorrerá de forma impressa, respeitando as particularidades dessa etapa da educação. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, as provas serão, preferencialmente, realizadas em formato digital por meio de uma plataforma online. A organização da aplicação, no entanto, ficará a cargo de cada unidade de ensino, que poderá optar pelo formato digital ou impresso, conforme a análise de sua realidade.

Para mais informações, jornalistas podem contatar a Assessoria de Comunicação da Sedu pelos seguintes canais:

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil Recupera Motocicleta Furtada e Investiga Receptação em Aracruz

Polícia Civil do ES Recupera Motocicleta Furtada em Aracruz Na...

Bayern de Munique renova com Lennart Karl até 2029 e busca aumento salarial!

Bayern de Munique Renova Contrato de Estrela em Ascensão:...

IA pode causar baixa de até 24% em receitas musicais

Queda de Receita para Criadores de Conteúdo Musical e...

SINE de Anchieta disponibiliza 77 oportunidades de emprego até sexta-feira.

O SINE de Anchieta está com 77 vagas de...

Previsão da inflação de 2026 é reduzida para 3,91% segundo Focus

Previsão da Inflação e Expectativas Econômicas para os Próximos...

Barcelona mira Armando González, destaque no Guadalajara, para suceder Lewandowski!

Barcelona Avalia Armando González como Potencial Substituto de Lewandowski O...

Lula e Coreia do Sul firmam acordos e elevam parceria estratégica.

Brasil e Coreia do Sul Assinam Acordos Estratégicos em...

São Paulo e Bahia duelam na segunda rodada do Brasileirão Feminino

São Paulo e Bahia se enfrentam em duelo decisivo...

Fluminense vence Vasco e sai na frente na semifinal do Carioca

Fluminense Avança nas Semifinais do Campeonato Carioca Após Derrota...