8 de setembro de 2025
Governo ESGovernador Casagrande anuncia extinção de medidas qualificadas no Espírito Santo

Governador Casagrande anuncia extinção de medidas qualificadas no Espírito Santo


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, oficializou, nesta quarta-feira (06), a extinção das medidas qualificadas após mais de dois anos de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais. A partir de agora, não haverá mais obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais abertos e fechados ou da apresentação de passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos. O Mapa de Risco da Covid-19 deixará de ser publicado.

Casagrande explicou que, diante da queda sustentada das infecções pela doença – e consequentemente, nos indicadores de ocupação de leitos e registro de óbitos -, bem como pelo elevado percentual de capixabas com ciclo vacinal completo, a pandemia deverá ser tratada como um problema de saúde pública, a exemplo de outras doenças. As reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que aconteciam semanalmente às sextas-feiras, passarão a ser realizadas somente quando for necessário. Todas as portarias serão publicadas nesta sexta-feira (08).

“Estamos mudando nosso modelo de gestão da pandemia no Espírito Santo. Pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e só ela pode retirar essa classificação. Contudo, ela será tratada e gerenciada no Estado como qualquer outro assunto da área de saúde pública, sem a exigência de medidas qualificadas. É um passo importante baseado nos dados e pelo momento em que estamos vivendo. A vacinação foi a principal responsável por chegarmos até este momento. Reforçando que todas essas medidas qualificadas adotadas ao longo desses dois anos nos ajudaram a salvar vidas”, destacou o governador.

Durante a gestão da pandemia, foram publicados um total de 101 Mapas de Risco da Covid-19, sendo o último deles divulgado na última sexta-feira (1º). A estratégia de mapeamento de risco (Matriz de Risco) teve início em abril de 2020, levando em consideração as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e as recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC), que reuniu especialistas de vários órgãos do Governo do Estado e da sociedade.

“A Matriz de Risco foi um grande instrumento que salvou vidas de capixabas. Ao longo da pandemia, conseguimos evoluir muito na assistência à saúde, tanto que conseguimos também ajudar pacientes de outros estados. Tivemos a capacidade de construir um legado mesmo diante de todas as pressões. Estamos com o coração alegre e a alma feliz por chegarmos a esse momento. Nossa equipe seguirá mobilizada para se reunir a qualquer momento que a pandemia exigir”, pontuou o governador Casagrande.

Apesar da extinção de todas as medidas qualificadas até então vigentes, o governador explicou que o uso de máscaras passará a ser cobrado para a área de saúde, sendo apenas recomendado o uso pela população mais vulnerável.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que participou da entrevista coletiva ao lado do governador, fez uma análise de cenários e da capacidade de resposta à pandemia no Espírito Santo. “Hoje é um dia em que passa um filme pela nossa cabeça. É dia de comemorarmos os avanços que permitiram que pudéssemos chegar até essa data. Quero reconhecer a liderança do governador Renato Casagrande nesse processo, sempre apostando no diálogo e na ciência como a melhor resposta. Tivemos a capacidade de ser exemplo para o País em transparência, fortalecendo as instituições e o Sistema Único de Saúde”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

SINE de Anchieta oferece 44 novas vagas de emprego na Casa do Cidadão

O SINE de Anchieta está com 44 vagas de...

Liverpool adia decisão sobre Guehi e aguarda fim de contrato com Crystal Palace

Liverpool vai esperar A diretoria do Liverpool decidiu não buscar...

Governo do ES utiliza reconhecimento facial para localizar desaparecidos

Tecnologia de Reconhecimento Facial Contribui para Localização de...

Polícia Civil de ES prende homem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Pedro Canário

Polícia Civil do ES prendeu homem por tráfico de...

Arsenal Sediado em Londres: Angelo Stiller, o Alvo Que Pode Revolucionar o Meio-Campo!

Arsenal Acompanha Angelo Stiller, Estrela do Stuttgart Em busca de...

Polícia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas durante operação em Guaçuí

Polícia Civil do ES realiza Operação Saturação em Guaçuí...

Besiktas mira Yannick Carrasco após falha em negociação com Atlético de Madrid

Yannick Carrasco no Mercado: Rumores de Transferência e Interesses O...

Chiesa em alta: Besiktas mira atacante frustrado do Liverpool após exclusão na Champions!

Chiesa de saída? O cenário atual do atacante Federico Chiesa...

HIMABA, sob Governo do ES, inicia campanha de arrecadação de brinquedos

HIMABA Inicia Campanha de Arrecadação de Brinquedos para o...