12 de dezembro de 2025
Governo ESFórum Capixaba de Mudanças Climáticas aprova Plano de Descarbonização

Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas aprova Plano de Descarbonização


O Estado do Espírito Santo deu um passo importante rumo à redução na emissão de gases poluentes. Nesta terça-feira (20), o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas aprovou a primeira fase da execução do Plano de Descarbonização. A proposta traz uma série de estratégias econômicas e políticas para acelerar a transição para uma economia mais limpa e sustentável.

“O Espírito Santo tem sido referência em diversas áreas e estamos dando um passo adiante com o Plano de Descarbonização. Além da redução de emissão de carbono, também vamos gerar oportunidades. Precisamos cumprir metas anuais para atingirmos o Acordo de Paris até 2050. Temos um programa forte e que poderá ser usado como referência para as outras Unidades da Federação”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

O Plano de Descarbonização contempla medidas como a análise de linhas de crédito diferenciado para projetos de descarbonização, a implementação de políticas de regulamentação e atração de investimentos e o estímulo ao investimento público-privado em projetos que apoiem a transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, o plano visa fomentar a redução de emissões, criando um potencial competitivo para as empresas locais.

A proposta é fundamental para que o Estado possa cumprir com os compromissos firmados no Acordo de Paris e nas campanhas “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e “Race to Resilience” (Corrida para a Resiliência), da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e neutralizar até 2050.

A aprovação do Plano de Descarbonização do Espírito Santo é um importante avanço para o Estado, que se coloca como protagonista no combate às mudanças climáticas e na promoção de um desenvolvimento sustentável. Com a implementação das estratégias propostas, o Espírito Santo se posiciona para alcançar as metas estabelecidas, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, falou sobre a importância de se buscar a redução nas emissões de carbono e cumprir com as metas acordadas.

“O que estamos fazendo aqui é muito importante. Os efeitos das mudanças climáticas já começam a ser sentidos e o Plano de Descarbonização é sem dúvidas uma das principais ações para estarmos preparados. O CO2 é o principal causador do Efeito Estufa e precisamos buscar soluções para reduzir essas emissões. Liderados pelo Governador Renato Casagrande, estamos com um dos mais robustos programas do País, que é o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. Ao todo, são mais de 50 ações”, pontuou Rigoni.

Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas

O Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas foi criado no ano de 2019, pelo governador Renato Casagrande. Fazem parte de sua composição, membros do poder público, do setor produtivo, do terceiro setor e da academia.

Fotos galeria: Rodrigo Zaca/Governo-ES

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843  

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

  

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES lança comitê para promover masculinidade positiva e igualdade

Secretaria das Mulheres Institui Comitê Técnico de Promoção da...

Prefeitura de Cachoeiro envia projeto de abono natalino para servidores públicos

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim enviará um projeto...

Fim de semana de empreendedorismo feminino em Anchieta: venha conhecer a EXPOELAS!

Anchieta receberá um evento inédito neste fim de semana,...

Arsenal Enfrenta Desafio Cru contra Aston Villa e City em Disputa Acirrada!

Premier League: Mudança de Rumos e Disputa Acirrada No último...

IPCA registra alta de 0,18% em novembro, superando outubro e 2024

IPCA de Novembro Apresenta Alta de 0,18% com Impactos...

Polícia Civil do ES prende quatro suspeitos de tráfico e homicídios em Guriri

Polícia Civil do ES Prende Quatro Suspeitos de Tráfico...

Piúma promove Audiência Pública para prestação de contas da Saúde no 2º quadrimestre.

Piúma Promove Audiência Pública para Prestação de Contas da...

Praia e Osasco enfrentam gigantes italianos na semi do Mundial de Vôlei

Praia Clube e Osasco Buscam Vaga na Final do...

Cachoeiro inscreve nove projetos no Programa de Coinvestimento em Cultura 2025

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, através da...