A terceira edição do Festival Literário de Paracatu (Fliparacatu), que acontece entre os dias 27 e 31 de agosto de 2025, no Centro Histórico de Paracatu, Minas Gerais, homenageará grandes nomes da literatura luso-brasileira: Ana Maria Gonçalves, imortal da Academia Brasileira de Letras, e o escritor português Valter Hugo Mãe. Este evento gratuito fortalece a cultura e a arte na região, trazendo mais de 60 autores para discussões literárias sob o tema “Literatura, Encruzilhada e a Desumanização”.
Ana Maria Gonçalves, natural de Ibiá (MG), recentemente eleita a primeira mulher negra na ABL, é reconhecida por sua obra “Um defeito de cor”, que explora a história do Brasil a partir de uma perspectiva feminina e negra. A escolha de Ana Maria como homenageada, revela Bianca Santana, curadora do festival, foi decidida antes de sua eleição à ABL, destacando sua relevância constante na literatura brasileira.
O festival, além de promover encontros literários marcados pela diversidade de olhares sobre temas como memória e identidade, também oferecerá atividades voltadas ao público infantil, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, e até uma oficina de escrita com o jornalista Zeca Camargo. Entre os participantes confirmados estão Jeferson Tenório, Afonso Borges, Carla Madeira, e outros nomes influentes da literatura contemporânea.
A presença de Cibele Tenório, pesquisadora e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), evidencia a importância da mediação da EBC no fortalecimento cultural e educacional do país através de eventos como o Fliparacatu. O festival propõe ser um espaço de reflexão crítica que entrelaça arte, cultura e sociedade em debates enriquecedores sobre o papel transformador da literatura nos dias atuais.
3ª edição do Fliparacatu celebra a escritora Ana Maria Gonçalves
Educação