CulturaFiocruz: Queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Fiocruz: Queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Queda nos Casos de SRAG Marca Período de Alívio na Saúde Pública Brasileira

Segundo o mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), houve uma significativa queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em várias regiões do Brasil. A análise, que cobre a Semana Epidemiológica 27, de 29 de junho a 5 de julho, associa esta redução à diminuição das hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças e influenza A em idosos.

Essa tendência de queda é marcada também pela estabilidade nos casos de SRAG por Covid-19, com exceção de um leve aumento no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, destaca a necessidade de persistência nas medidas preventivas, especialmente a vacinação atualizada contra gripe e Covid-19. Ela enfatiza a importância da etiqueta respiratória, incluindo o uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração, assim como nos casos de sintomas evidentes de doenças respiratórias.

Apesar da melhora geral, os casos de SRAG em crianças devido ao VSR se mantêm elevados exceto no Tocantins e Distrito Federal. Entre os idosos, a situação da influenza A ainda é preocupante, sobretudo na região Centro-Sul e alguns estados do Norte e Nordeste como Amapá, Rondônia, Roraima, Alagoas, Sergipe, Maranhão e Paraíba, onde os níveis de incidência variam de moderados a muito altos.

A Fiocruz, através do InfoGripe, continua a monitorar essas tendências, oferecendo suporte essencial às vigilâncias em saúde do país e direcionando ações estratégicas no combate a essas doenças respiratórias graves. A cooperação com o Sistema Único de Saúde (SUS) é vital nesta frente, garantindo uma resposta adequada aos desafios contínuos à saúde pública brasileira.

Foto: [Crédito da Imagem]: Agência Brasil

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em queda, diz Fiocruz

Agência Brasil

Saúde

spot_img

Top 5

Confira Mais

PCES Recupera Motocicleta Roubada e Identifica Suspeitos em Guaçuí

Polícia Civil do ES Recupera Motocicleta Roubada e Identifica...

Corrida Kids em Cachoeiro: Retirada de Camisas acontece no dia 13 de junho

No dia 20 de junho, sábado, Cachoeiro de Itapemirim...

Polícia Civil do ES prende mandante de tortura e ‘tribunal do crime’ em Cachoeiro

Polícia Civil do ES realiza prisão por tortura em...

Prefeitura de Cachoeiro solicita ao MP medidas para desocupação de área da Tijuca

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim acionou o Ministério...

Toffoli assume no TSE e reforça: voto é soberano, não a Justiça

Dias Toffoli Assume Cargo no TSE com Compromisso Pela...

Orlando Senna, ícone do cinema brasileiro, morre aos 86 anos

Faleceu nesta terça-feira (9), aos 86 anos, o renomado...

Filme sobre seleção de futebol de cegos é exibido nos EUA hoje

Brasil faz estreia na Copa do Mundo e promove...

Governo do ES promove Encontro de Bovinocultura de Leite em Itapemirim

Encontro de Bovinocultura de Leite reúne mais de 50...

Rioprevidência redireciona recursos para beneficiar aposentadorias estaduais

Rioprevidência Anuncia Destinação de Recursos Excedentes para Benefícios Previdenciários...