20.8 C
Itapemirim
segunda-feira 22 abril 2024

Exposição ‘TERRÃO’ é destaque na Galeria Homero Massena em Vitória

Governo ESExposição ‘TERRÃO’ é destaque na Galeria Homero Massena em Vitória


“TERRÃO”, a nova exposição da Galeria Homero Massena (GHM), que será aberta nesta terça-feira (10), às 17 horas, retrata um universo lúdico com elementos do território de mesmo nome, localizado na cidade de Cariacica. A exposição conta com fotografias, vídeo, desenhos e objetos, como pipas, numa grande maquete representativa. A entrada é franca.

Como um grande terreno baldio, o local no município de Cariacica é dividido por dois ambientes: um grande palco para a brincadeira de pipa e a construção do primeiro hospital público da cidade. A partir de visitas periódicas neste espaço, que aconteceram há cerca de três anos, os artistas Jaks da Penha, Jéssica Sampaio e Yurie Yaginuma se atentaram para as disputas e forças emergentes no processo de ocupação que compõe o “terrão”, diante das práticas de convívio no local.

De um lado, há um empreendimento público fundamental para a promoção da cidadania e, de outro, uma prática de brincadeira utópica, sem lugar. Além disso, há a especulação imobiliária que divide, loteia e privatiza o urbano de um lado, e, de outro, há a insurgência de formas de estar junto, mediadas pela brincadeira e pelo uso coletivo dos territórios baldios à margem das cidades em expansão. “Quando a obra acabar e a especulação imobiliária cumprir o seu curso, para onde vai o “terrão”? É uma pergunta que procuramos ecoar aqui, sem medo das contradições, em relação aos muitos modos de habitar com”, destaca a artista visual Jéssica Sampaio.

 

Os artistas

Jaks da Penha – Tem bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Cursa mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Desenvolve pesquisa nas áreas de educação das relações étnico-raciais e de artes visuais. Integra os grupos de estudo e pesquisa “LiterERÊtura” e “escrita em artes”. Membra do coletivo lubrina. Dedica-se à produção de desenhos e vídeos.

Jéssica Sampaio – Artista visual. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desenvolveu pesquisa sobre cadernos de desenhos, espaços e experiências periféricas (PIIC). Integra o projeto de extensão “escrita em artes” (Proex/Ufes). Membra do coletivo lubrina. Tem interesse nas áreas de vídeo, publicações de artista, cinema latinoamericano e teoria crítica. Atualmente, desenvolve produções multidisciplinares de vídeo-escrita-desenho, tendo a prática de caminhada na cidade como dispositivo para pensar os conceitos do direito à cidade, gentrificação, favelização e colonização da paisagem.

Yurie Yaginuma – Artista e pesquisadora. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vinculada ao projeto de extensão “Escrita em artes” (Proex/Ufes) e ao grupo de pesquisa “PLACE: Plano Conjunto de Espacialidades” (Ufes/CNPq). Desenvolve pesquisas sobre cinema documentário, montagem, formas de escrita de si e as relações entre o filmar e o escrever.

 

Serviço:

 

Exposição “TERRÃO”

Abertura: 10/01 (terça-feira)

Visitação: até 08 de março de 2023

Horário: 17 horas

Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta – Centro, Vitória

(27) 3132-8395 / (27) 3223-5590

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult 
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac 
(27) 3636-7111/99753-7583/999021627 
secultjornalismo@gmail.com 
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/ 

https://www.instagram.com/secult.es/



Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas