Mães Artesãs de Mãe-Bá: Uma Exposição que Revela Alma e Identidade
A partir de sexta-feira (9), às 18 horas, o CEU das Artes, em Guanabara, abre as portas para a exposição “Retratos das Apoenas de Mãe-Bá”. De autoria da repórter fotográfica e professora universitária Elizabeth Nader, a mostra conta com o apoio da Prefeitura de Anchieta, por meio da Lei Aldir Blanc.
Com 12 painéis fotográficos de 60 cm x 1 m, a exposição vai além dos rostos das artesãs, capturando "a alma vibrante dessas mulheres", como destaca a autora. As imagens são acompanhadas por trechos das falas das artesãs, que revelam suas memórias e identidade, ressaltando sua ligação com o trabalho artesanal.
Além das fotografias, foram criadas 500 tags que acompanham cada peça. Esses pequenos retratos eternizam o encontro entre obra e autora, permitindo que os compradores levem consigo a história de quem criou o produto. Elizabeth expressa sua satisfação com a parceria, afirmando que é “um projeto inédito e pulsante” que celebra a produção sustentável a partir da taboa.
A taboa, uma planta aquática da Lagoa de Mãe-Bá, é transformada em um objeto de rara beleza pelas mãos das artesãs, refletindo a cultura local. O termo “Apoena”, de origem Tupi-Guarani, sintetiza o espírito da exposição, representando aquelas que “veem mais longe”, simbolizando a conexão entre passado, presente e futuro.
O projeto é fruto do incentivo da Lei Aldir Blanc, da Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Anchieta, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Foto: Elizabeth Nader

